Saúde Física e Mental

Obesidade: pequenas mudanças ajudam a enfrentar este problema

No Dia Nacional de Prevenção da Obesidade é importante se manter atento à sua saúde!

Segundo a Organização Mundial da Saúde a obesidade é uma das doenças mais graves e, que cresce, cada vez mais! Mas e aí, o que podemos fazer para reduzir esse dado? Falaremos sobre isso!

O que causa a obesidade?

Antes de tudo, saiba que a obesidade pode acontecer por uma condição genética, onde ela é herdada de pai para filho, ou pelo estilo de vida que a pessoa possui.

Porque, com os avanços tecnológicos por todo mundo a condição de vida da população melhorou e as pessoas deixaram de sentir fome. Assim, o sobrepeso e a obesidade aumentaram, principalmente entre os adultos, no Brasil.

Além disso, o sedentarismo é uma das grandes causas da obesidade, no mundo. Atualmente, como a maioria das pessoas está trabalhando de home office, elas não precisam mais de sair de casa para fazer as coisas.

Junto a isso, eu te faço uma pergunta: Quantas vezes na semana você usa algum aplicativo para comprar comida? Pelo menos uma vez na semana você faz isso. Porque é muito melhor ficar em casa e esperar que sua comida chegue até você, pronta para ser devorada enquanto você assiste a um filme. É fácil perceber que as pessoas estão mais preguiçosas e não gostam de se esforçar para fazerem sua própria comida.

O que tem a ver a sua alimentação com sua saúde?

O que você come afeta diretamente a sua saúde, tanto física quanto mental. Um dieta errada pode causar desequilíbrio no seu desempenho, seja no trabalho e até mesmo nos seus relacionamentos. Por exemplo, quando você ingere muito açúcar durante a noite é muito provável que você não consiga dormir muito bem e demore para pegar no sono. Ao contrário, se você comer algo mais leve como uma salada você terá uma noite de sono mais tranquila e acordará no outro dia com mais disposição.

Há longo prazo, isso pode ser muito prejudicial para a sua saúde. Todos nós sabemos as consequências que uma má alimentação causa. Então, porque continuamos agindo assim? Por que esses alimentos processados possuem grande quantidade de substâncias que alimentam o nosso prazer e são considerados mais gostosos do que um alimento comum, como o feijão.

Logo, é preciso viver em equilíbrio e pensar na comida como algo que nutre nosso corpo. Você não tem que deixar de comer tudo que contém gordura e açúcar, mas precisa saber que se alimentar disso todo dia é sim um problema.

Como melhorar sua disposição e sua saúde?

  • Pratique exercícios: É importante exercitar  seu corpo par que você tenha mais disposição e consiga realizar as suas tarefas do dia.
  • hábitos saudáveis: Procure se alimentar bem na maioria dos seu dias. Beba água e se mantenha sempre hidratado. Não tem problema sair da dieta de vez em quando. Mas saiba que tudo precisa de equilíbrio para funcionar.
  • Durma bem: Quando for dormir, procure se alimentar de comidas mais leves para que seu corpo processe o alimento e você durma com facilidade.
  • Faça reeducação alimentar: Aprenda a comer de forma saudável  e saiba da importância de cada alimento que você estiver comendo.

Apoio de médicos e psicólogos no tratamento da obesidade:

Uma rede de apoio para que o tratamento funcione, faz toda a diferença. Quando falamos de obesidade, todo suporte é importante. Ainda existe muitas dúvidas sobre essa doença e não podemos colocar toda a culpa na pessoa com obesidade. Por isso, é preciso analisar o ambiente em que ela vive, as pessoas que fazem parte do seu convívio tanto dentro de sua casa, quanto no trabalho, por exemplo.

Neste sentido, é muito difícil para a pessoa com obesidade enxergar que ela precisa de ajuda. Muitas vezes alguém de sua família vai precisar conversar com ela e mostrar as consequências dessa doença para a sua saúde. É claro que, quem tem obesidade sabe que sua saúde não está boa. Junto a isso, ela também se sente culpada por não conseguir emagrecer e insatisfeita com seu corpo.

Então, se consulte regularmente com médicos e psicólogos para que o tratamento tenha resultado. Sei que as consultas são muito caras e que nem sempre é possível dar atenção para sua saúde. Mas será muito melhor antecipar os cuidados do que se preocupar só quando a situação estiver ruim.

Para isso, um plano de saúde pode te ajudar! Você vai ter acesso aos melhores médicos e psicólogos que irão te atender e  te auxiliar. Você não precisa ter obesidade para cuidar da sua saúde, mas você pode se prevenir e evitar doenças mais sérias.

Veja como é simples realizar uma cotação de plano de saúde:

Leia mais em nosso blog:

Saúde mental: Saiba da importância que ela possui em sua vida 

Alimentação saudável e seus benefícios

Simetria Planos de Saúde

Recent Posts

A nova onda de covid-19 no Brasil é real?

Tire todas as suas dúvidas sobre a atual onda de covid no Brasil causada por…

1 ano ago

Novembro Azul: Saiba sobre os perigos do câncer de próstata

A cada 38 minutos um homem morre de câncer de próstata no Brasil, o próximo…

1 ano ago

Governo sanciona lei que obriga planos de saúde cobrirem tratamentos fora da listagem da ANS

Durante essa quarta-feira (21), foi sancionada a lei que obriga planos de saúde a cobrirem…

2 anos ago

CPT’s nos planos de saúde

Você já ouviu falar em CPT's? Antes de contratar um plano de saúde é importante…

2 anos ago

Hora de vacinar: Saiba mais sobre os benefícios da vacinação contra a poliomielite

A Poliomielite, também conhecida como paralisia infantil, é uma doença viral grave e que acarreta…

2 anos ago

O que sabemos da varíola dos macacos?

Nos últimos meses, uma coisa vem preocupando todas as autoridades em saúde pelo mundo: A…

2 anos ago