10 de setembro- Dia Mundial de Prevenção do Suicídio

O suicídio é um problema grave de saúde pública, por todo o mundo!

Estima-se que por ano, mais de 800 mil pessoas cometam suicídio. Algo muito próximo de um suicídio a cada 40 segundos.

Dia 10 de setembro- Dia mundial de prevenção do suicídio

O Setembro Amarelo tem o objetivo de chamar a atenção para a prevenção do suicídio, através de campanhas sobre a valorização da vida. Assim, a ideia é que todas as pessoas do mundo comessem a se importar mais pela causa.

E com isso, a cada ano que passa, esse assunto tão importante vem ganhando espaço e diversas crenças vêm sendo quebradas. Logo, atualmente é muito mais fácil falar sobre temas relevantes como ansiedade, depressão.

Todos sabem que os anos de 2020 e 2021 não têm sido como o desejado pela sociedade. Diante de tantos acontecimentos, a saúde mental junto à emocional das pessoas foram drasticamente afetadas. Independentemente da idade ou da classe social que elas ocupam.

Muito além do mês de Setembro

Suicídio não é irresponsabilidade

Diversos assuntos ganharam espaço por todo o mundo fazendo com as pessoas se manifestassem e mostrassem para a sociedade que nem sempre tudo será bom, muito menos fácil de lidar. Alguém que antes possuía algum transtorno mental era taxado como preguiçoso e sem responsabilidade. Atualmente esta mesma pessoa já é ouvida e acolhida pelos outros.

Vale lembrar que, de nada adianta esconder o suicídio das suas conversas e diálogos com seus familiares e amigo. Pois isso, não evitará que as pessoas se matem. Na verdade, falar sobre o suicídio é uma das poucas e importantes formas de preveni-lo. Porque existem pessoas que estão o tempo todo se sentindo sufocadas, por não terem com que conversar e dizer o que sente.

Suicídio e ideação suicida

O suicídio é a morte por consequências de ações danosas auto-dirigidas sendo a morte o único objetivo.

Já a ideação suicida diz mais sobre pensar ou planejar o suicídio. A ideação suicida é muito mais comum de acontecer do que o suicídio de fato. Porém, existe uma relação íntima entre as duas coisas. Mas a maior parte das pessoas que têm ideação suicida não se matam. Então é possível perceber que existem muitos outros fatores em jogo.

O suicídio é mais comum de ocorrer em países mais ricos do que em países mais pobres. Entre os homens do que entre as mulheres e entre os ais idosos do que entre os mais jovens. Mas isso tudo depende de inúmeros fatores.

Por exemplo, o suicídio é a principal causa de morte no mundo entre mulheres de 15 a 19 anos. Cerca de 90% das pessoas que cometem suicídio possuem transtornos mentais, como depressão.

Então essa também é uma relação bem mais complicada do que parece ser. Não é fácil imaginar em qual lugar as pessoas comentem mais suicídios e qual é a causa desse problema.

Veja bem, até mesmo o clima do país pode influenciar nas sensações e nas emoções das pessoas e fazer com que elas fiquem mais tristes e introspectivas.

Fatores que levam ao suicídio

Neste sentido, no Canadá, em períodos em que o frio é horrível, e a população não consegue sair de casa devido à neve, vários eventos culturais acontecem no país e são transmitidos para a população. Para que assim elas não fiquem em casa sozinhas sem ter o que fazer.

Além disso, o transtorno depressivo maior, o transtorno bipolar e o estresse pós-traumático são alguns dos transtornos que mais se relacionam com o suicídio. Assim como estados de saúde graves ou situações em que a pessoa está em tratamento por uma doença terminal.

Ou também, uma história de vida marcada por abuso físico, psicológico ou sexual. Muitas pessoas são abusadas sexualmente e não conseguem denunciar, porque vivem na mesma casa que o seu abusador.

10 de Setembro- Ouvir e acolher vale muito!

Geralmente, de acordo com relatos de pessoas que conviveram com alguém que se matou, elas comentam sobre intenções de suicídio em algum momento de suas vidas.

Assim, qualquer intenção ou tentativa de suicídio deve ser levado a sério. Um comentário sobre suicídio pode ser apenas um desabafo, uma brincadeira, um pedido de ajuda ou um aviso mesmo.

Como não dá para saber se isso é verdade, na hora em que acontece, a melhor coisa a fazer é acreditar naquilo que a pessoa está dizendo, oferecer suporte. E não esquecer de escutar atentamente o que ela tem a te dizer, sem fazer julgamento algum.

Informação importante sobre a prevenção do suicídio

Gestos simples assim, podem evitar uma morte!

Se você está pensando em cometer suicídio, você pode ligar para o número 188 e você conversará com um voluntário do CVV- Centro de Valorização da Vida. Sua ligação estará sob total sigilo por telefone, e-mail e chat 24 horas todos os dias.

Leia também:

Saúde Mental: Saiba qual a importância

WhatsApp chat