19 de outubro: O combate ao câncer de mama é uma luta internacional

No dia Internacional do combate ao câncer de mama, priorize a sua saúde e se atente aos cuidados com seu corpo!

Antes de tudo, saiba que o câncer de mama é o segundo tumor mais comum entre as mulheres. O que quer dizer que o índice de pessoas atingidas é muito grande.

Porém, a doença se inicia muitas vezes de forma silenciosa não sendo tão fácil detectar. Além disso, os nódulos são normalmente pequenos e só é diagnosticado por um exame de autoimagem ou a mamografia. Por isso, ir ao ginecologista ao menos uma vez no ano e fazer os exames de rotina é fundamental.

Saiba que o seu corpo se comunica o tempo todo com você e te apresenta vários sinais, quando as coisas não estão indo bem. Para tanto, algumas dicas são importantes e facilitam muito o diagnóstico de várias doenças, incluindo o câncer de mama.

Dicas valiosas que ajudam no diagnóstico do câncer de mama:

  • Levante os braços e apalpe sua mama com as pontas dos dedos: Faça movimentos circulares e repita o processo no outro seio.
  • Na mesma posição, apalpe seus mamilos: Observe se eles expelem algum líquido com coloração avermelhada.
  • Apalpe as suas axilas: Tente sentir algum nódulo e se ele é doloroso ou não. Caso isso aconteça, não deixe de procurar ajuda médica.

Quanto mais rápido o diagnóstico acontecer, maiores são as chances da cura

Lembre-se que o ato de se tocar vai muito além de um simples autoexame. Pois, priorizar os cuidados com o seu corpo podem fazer toda a diferença no diagnóstico de qualquer doença. Dessa forma, não deixe de comparecer às suas consultas de rotina e não se esqueça de fazer o exame de mama.

Logo, o diagnóstico precoce do câncer de mama permite que a cura da doença aconteça mais rápida e que o tratamento não seja tão invasivo. Do contrário, o tratamento também irá demorar e isso influencia tanto na recuperação do paciente quanto nas chances de cura.

 

WhatsApp chat