A nova onda de covid-19 no Brasil é real?

Tire todas as suas dúvidas sobre a atual onda de covid no Brasil causada por novas variantes da doença

De acordo com dados da imprensa da brasileira, o país registrou, no último dia 19 de novembro, 29.102 novos casos de covid-19. Sendo assim, a média móvel ficou em 11.525 casos, a maior em dois meses.

No cenário internacional, uma nova onda da doença já causa um alvoroço na Europa, na China e nos Estados Unidos, durante o mês de novembro, com um aumento similar ao que está acontecendo aqui no Brasil. Essa nova onda veio com duas novas subvariantes da ômicron, a BQ.1 e a XXB.

O que você encontrará nesse post:

  1. Quais são os sintomas?
  2. Por que devo me proteger?
  3. Como posso me proteger?

Quais são os sintomas?

Por alívio, não há indícios de que a BQ.1 (a que mais circula) e nem as outras variantes da ômicron, sejam mais letais que a variação mais antiga do vírus. Assim, os sintomas também são os mesmos: dor de garganta, febre, tosse, dor de cabeça, cansaço, perda de olfato e paladar.

Contudo, é necessário reforçar o cuidado contra as Fake News espalhadas em relação a esta nova onda e sobre as novas variantes. Desse modo, confira esse post do Estadão sobre médico que divulga informações falsas.

Diante deste novo cenário, o retorno das atividades, o fim do distanciamento físico, a liberação do uso de máscaras, todos esses são ambientes em que o vírus se propaga muito facilmente. Ainda mais variantes como a BQ.1 e a XXB, que já foram comprovadas como mutações do vírus com taxas altíssimas de transmissão.

Por que devo me proteger?

Devido aos altos índices de transmissão, as chances de contrair o vírus são muito grandes, apesar dos sintomas não chegarem a ser letais. Especialmente, em relação à grande parcela da população que já tomou todas as doses necessárias das vacinas disponíveis no Brasil.

Além disso, especialistas também alertam para um fenômeno que chamam de “tripledemia”, pois a gripe suína e o vírus sincicial respiratório (VSR) voltaram a lotar hospitais em várias partes do continente americano, até mesmo no Brasil.

Sendo assim, é possível se proteger e evitar danos maiores nesse momento, desde que siga corretamente as medidas impostas a seguir.

Se você quer saber mais sobre as novas variantes, não deixe de conferir esse post da Cofen em que especialistas também esclarecem dúvidas sobre a doença em sua nova onda.

Como posso me proteger do Covid- 19?

Para se proteger, existem 5 medidas fundamentais. Confira agora mesmo quais são elas:

  1. vacinação em dia;
  2. fazer o teste;
  3. ficar atento aos sintomas;
  4. usar máscara em locais fechados e
  5. seguir em isolamento se necessário.

Por fim, contrate um plano de saúde Simetria e saiba que terá o melhor atendimento aliado à melhor equipe de médicos especializados, sem filas, sem burocracia, com transparência e que será a melhor opção para você e sua família. Tudo isso, por um preço que cabe dentro do bolso.

Assim, caso você contraia uma das novas variantes, terá atendimento de qualidade.

Clique neste link e saiba mais.

 

WhatsApp chat