Como funciona a carência no plano de saúde? Saiba mais

Antes de tudo, a carência do seu plano de saúde é um detalhe muito importante e precisa ser analisado.

Carência em plano de saúde

Neste sentido, a carência de um plano de saúde é um período estabelecido no seu contrato com a operadora. Logo, ela define o tempo entre a contratação do plano e a ativação de todos os serviços contratados.

Saiba que existem leis que definem os prazos das carências do seu plano. E a Agência Nacional de Saúde (ANS) é o órgão que estabelece essas regras.

Eu tenho que esperar para poder ser atendido pelo plano?

Segundo a lei que regulamenta os planos, as operadoras podem fazer algumas exigências, antes que você comece a usar o plano.

Algumas carências estabelecidas:

  • 24 horas para urgências, acidentes pessoais, complicações na gestação, emergência e em situações que coloquem sua vida em risco.
  • 300 dias para realizar o parto, pelo plano.
  • 24 para doenças e lesões preexistentes. Saiba que, ao contratar o plano, é necessário que você fale se já tem algum diagnóstico de alguma doença.
  • 180 dias para outras situações

Vale ressaltar, que estes limites são o tempo máximo. Porém, a operadora do plano de saúde pode estabelecer no contrato uma carência menor. Mas nunca maior do que este limite estabelecido.

Por isso, fique atento aos detalhes ao contratar algum serviço para que nada seja feito de maneira errada.

Então, não fique com dúvidas! Entre em contato com um de nossos corretores  que estão preparados para te auxiliar da melhor forma.

É importante cumprir a carência do meu plano?

Primeiramente, quando você contrata um plano de saúde privado, sendo individual ou empresarial, você está contratando um serviço sem tempo determinado para acabar.

Ou seja, o prazo é indeterminado e a operadora tem o objetivo de oferecer a você e sua família, a melhor assistência possível.

Para tanto, essa assistência acontece pelo atendimento de profissionais da saúde, que fazem parte da rede credenciada do seu plano ou da rede de atendimento referência.

Dessa forma, todos os procedimentos que você utilizar será pago em partes pela operadora do seu plano. Seja por meio de reembolso ou algum pagamento direito com o profissional da saúde que te atender.

Entenda melhor

Saiba que, o setor de plano de saúde funciona por meio de associações. Assim, o cliente paga um único valor, por mês, de acordo com a sua idade e o tipo de cobertura que ele deseja. Para que isso aconteça, muitas pessoas contribuem com o plano para algumas possam usar os serviços contratados.

Por isso, não é possível que o cliente use o plano logo quando contrata. Pois seu plano funciona como uma reserva para que você invista na sua saúde pensando sempre no seu futuro.

Isso porque, os planos de saúde servem para atender a imprevistos que não dependem da vontade do cliente.

Por fim, o plano de saúde deve ser visto como um investimento para que você esteja seguro, quando algum imprevisto surgir!

Leia também: 

Portabilidade em plano de saúde

WhatsApp chat