Como usar seu plano de saúde da melhor forma?

Um plano de saúde se torna um grande alinhado nos cuidados com o corpo e mente.

O que já era importante, agora é essencial. Ter uma saúde em equilíbrio e viver bem é um dos desejos mais genuínos do ser humano.

Por isso, o plano de saúde é prioridade na vida de todos os brasileiros. Pois, mesmo a saúde pública oferecendo cuidados médicos à população, ainda existe muita precariedade em todos os serviços disponibilizados pelo SUS.

Ou seja, você deve se prevenir e estar sempre preparado em relação aos imprevistos que podem acontecer com sua saúde e a de quem você ama.

Então, se você contratou um plano de saúde é importante, antes de tudo, saber como utilizar seu plano.

Separamos 7 dicas para você ficar de olho. Acompanhe!

Confira a carência do seu plano

A carência é o período que você precisa esperar para realizar os seus procedimentos, como consultas, exames e internações. Existem alguns prazos a serem cumpridos antes de você utilizar seu plano de saúde. Por exemplo, se você estiver grávida e quiser realizar seu parto utilizando seu plano, é preciso cumprir uma carência de 300 dias. Ou seja, você já deve ter percebido que não é simplesmente contratar seu plano e já ir direto usando. Tudo passa pela regulamentação da ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar que estabelece todos os prazos a serem seguidos pelos contratantes dos planos de saúde.

Encontre seu médico da sua rede credenciada

Para fazer isso, é bem simples. Você pode acessar o site do seu plano de saúde e, no campo de busca, procurar pela sua rede credenciada. O quer dizer isso? Quer dizer que, pela rede credenciada, você acessa todos os profissionais disponíveis e pode então escolher aquele que atenda a especialidade que você precisa. É importante sempre apresentar a especialidade que você precisa de atendimento: endocrinologia, dermatologia, ortopedia. Para facilitar, o telefone da central fica no verso da sua carteirinha do plano.

Anote a data de retorno ao médico

Pelo seu plano de saúde, você tem direito um retorno médico sem custos para poder apresentar seus exames e receber diagnósticos e prognósticos relacionados à sua saúde. Então, aproveite essa oportunidade para esclarecer suas dúvidas e ficar ciente sobre qual procedimento precisou ser realizado. Além disso o retorno ao médico é definido pelo médico que te atendeu e, também, de acordo com a sua situação.

Guarde seus exames

Exames de rotina, como por exemplo os de sangue, precisam de um prazo para serem realizados, analisados e entregues ao paciente. Por isso, não da para refazê-los em um curto espaço de tempo.

Então, procure guardar um histórico de seus exames para que você possa fornecer dados essenciais ao diagnósticos e tratamento.

Confira a guia médica antes de assinar

Quando você usar seu plano de saúde, analise as guias médicas e as informações contidas nela. Isso mesmo! Para que você pague somente o valor correto referente ao que você utilizou.

Atenção com as consultas agendadas

Se você não for comparecer às suas consultas, avise com antecedência. Pois, existem outras pessoas também esperando por uma vaga para ser atendido. Por isso, ao marcar alguma consulta, compareça com antecedência e se preocupe com a data, horário e local marcados, para evitar maiores transtornos.

Utilize o pronto-socorro somente em casos de urgência ou emergência

O pronto-socorro deve ser acionado sempre que houver a necessidade, para o bem da saúde de todas as pessoas que utilizam o plano. Mas, em alguns casos, não existe essa necessidade. O que acaba por sobrecarregar o sistema e prejudicando outros pacientes, que não conseguem receber o atendimento necessário para suas necessidades. Assim,  os atendimentos médicos que não são de urgência e emergência devem ser realizados em clínicas e consultórios, sempre se baseando na condição de saúde do paciente.

WhatsApp chat