Enfermaria ou apartamento: o que escolher no plano de saúde?

A principal diferença entre plano de saúde enfermaria e apartamento é a privacidade do indivíduo internado e do seu acompanhante. Isso porque, no plano apartamento o paciente tem um quarto só para si, enquanto na enfermaria precisa dividir as acomodações. Contudo, não é apenas esse fator que diferencia as alternativas.

Nesse artigo, iremos detalhar quais são as características e os benefícios de cada tipo de acomodação.

Quando se trata da nossa saúde, cada detalhe acaba se tornando muito importante para o nosso bem estar e recuperação.

Após uma cirurgia, por exemplo, as condições de acomodações e enfermaria estão diretamente ligadas à qualidade de vida do paciente. Por isso, é importante saber escolher o que estará incluso no seu plano de saúde particular.

Muitas pessoas acabam definindo o plano apenas com base nas consultas e exames, nos investimentos e descontos recebidos, mas também na credibilidade da operadora. Porém, acabam esquecendo de levar em conta os quadros de gravidades e de pensar a longo prazo.

Casos de enfermidades graves, cirurgias de diferentes ordens e até mesmo de partos podem acontecer com frequência e é preciso estar preparado.

O procedimento clínico e hospitalar é apenas uma parte do que deve estar frisado no plano.

A acomodação é parte essencial e pode-se escolher entre duas opções no plano de saúde: enfermaria e apartamento.

O que é enfermaria e apartamento?

Em ambos os casos, o plano do paciente cobre as dispensas de toda a acomodação hospitalar. Porém, o que diferencia um para o outro é privacidade e liberdade oferecida não só para o indivíduo, mas também para o seu acompanhante.

Na enfermaria, existem mais leitos e pacientes em um mesmo ambiente. Já no apartamento, o trato e espaço são exclusivos ao paciente.

Na maioria dos casos, o apartamento também é uma suíte, comportando quarto, banheiro e algum tipo de acomodação secundária para o acompanhante.

Nessa opção, também existe uma maior flexibilidade para acompanhantes, que podem ficar por mais tempo e independente da idade do indivíduo internado, já que muitas vezes a enfermaria é criteriosa quanto a isso.

Ainda, na enfermaria, os horários de visitas são mais rigorosos e realizados apenas uma vez ao dia.

O que significa acomodação enfermaria?

É uma acomodação destinada para as internações de pacientes, que pode variar conforme a capacidade do hospital escolhido. Aceita apenas indivíduos que não possuem quadro contagioso, já que bactérias e doenças podem ser transmitidas aos demais pacientes que ali se encontram.

Por essa razão, a condição clínica do indivíduo é sempre levada em consideração, independente do plano de saúde.

O que tem em uma enfermaria?

Porém, não é porque a enfermaria não dispõe de tanta privacidade quanto o apartamento que o serviço prestado será inferior. Geralmente, o espaço comporta três leitos, inclui serviços de enfermagem e todas as despesas com medicamentos, higienização e alimentação do paciente.

O que muda, em relação ao apartamento, é que a enfermaria tem um custo de manutenção mais baixo. Por isso, no plano de saúde particular, o seu valor acaba se tornando inferior ao do apartamento.

O que é plano enfermaria com coparticipação?

A coparticipação é mais um tipo de cobertura oferecida ao cliente. Nela, o paciente paga uma taxa extra por cada serviço utilizado dentro do plano de saúde, além da parcela mensal.

Pode parecer não oferecer vantagens, mas é que geralmente, nesse caso, o preço acaba sendo menor do que um plano sem coparticipação. Quando o paciente necessita utilizar a enfermaria (internação), a taxa também é cobrada.

Porém, o preço não irá variar conforme o tempo que o internado utilizar o serviço, que pode durar de uma semana até um mês ou mais.

O que fazer para mudar de enfermaria para apartamento?

Se o paciente decidir que deseja ter mais privacidade em momentos delicados, ele pode mudar o seu plano de enfermaria para apartamento. Para isso, precisará solicitar a alteração direto na portabilidade de carência, junto a operadora do plano de saúde. Dessa forma, é possível usar os serviços normalmente sem ter que esperar por novos prazos.

Mas, o que o cliente deve observar é se não estará alterando o plano individual para um empresarial, ou vice e versa. Se for assim, haverá carências.

Faça o seu plano de saúde!

Ainda está em dúvidas de como escolher esse critério dentro do seu plano de saúde particular?

Leve em consideração o seu bem estar e entre em contato com a nossa equipe. Faça já a cotação de um plano que atenda às suas necessidades!

WhatsApp chat