Entenda qual a importância da vacinação nos dias atuais.

Hoje, dia 09/06, se comemora o dia Nacional da Imunização. Infelizmente, no país tivemos uma queda na cobertura de vacina nos últimos anos.

Antes de mais nada, possuir um cartão de vacinação em dia, é de extrema importância no seu cuidado com a saúde. Uma vez que, por ele é possível controlar quais faltam para completar a sua imunização, e assim, facilitando o controle pessoal e também do governo, que busca erradicar doenças que já possuem vacina.

Ao criar um plano de vacinas desde o nascimento até a fase da adolescência, conseguimos seguir extinguindo qualquer doença que no passado já causou enormes problemas para a população.

Devemos tomar como exemplo a revolta da vacina em 1904, onde mesmo com inúmeras mortes e casos graves, as pessoas se recusavam a tomar a vacina que livraria muita gente do pior. Contudo, existe diferença da nossa sociedade atual e a sociedade de 1904: o acesso ao conhecimento.

Entenda, a queda da imunização pode prejudicar todo um sistema, trazendo de volta inúmeras doenças que já haviam sido praticamente extintas do nosso cotidiano, como a varíola e a poliomielite. Desse modo, saiba que temos um novo inimigo além das doenças que podem voltar em grande escala: Falsas informações.

Nossa atual sociedade, passa por um conturbado momento onde Fake News, notícias sem fontes verdadeiras, atrapalham o fluxo das campanhas vacinais. Como você deve se lembrar, muita gente começou a questionar o funcionamento e a verdadeira função da vacina que foi desenvolvida para amenizar os sintomas que o coronavírus pode causar. Isso mesmo, AMENIZAR!

As vacinas contra a covid-19 não prometem imunização falsa como se tem ouvido nessas fontes questionáveis, a vacina promete proteção aos sintomas graves.

Se informe, procure notícias! Não deixe que qualquer pessoa influencie seu modo de ver o mundo. Aproveite esse dia tão especial para conferir o seu cartão de vacinas no site do ConecteSUS.

Como foi mencionado no texto, as fontes são determinantes para a veracidade das notícias, por isso confira as nossas para produzir esse texto:

https://www.cnnbrasil.com.br/saude/carteira-de-vacinacao-saiba-por-que-e-importante-e-veja-como-tirar-2-via/

https://g1.globo.com/df/distrito-federal/noticia/2022/06/09/dia-nacional-da-imunizacao-com-queda-na-cobertura-vacinal-data-reforca-importancia-da-prevencao.ghtml

https://portal.fiocruz.br/noticia/revolta-da-vacina-2

 

WhatsApp chat