Influenza! Tudo que você precisa saber sobre a nova variante do vírus!

Influenza é uma infecção aguda do sistema respiratório, com nível de transmissão muito alto. O vírus possui algumas variantes, mas a vacina ajuda na prevenção de todas elas.

Prováveis causas do surto de Influenza

Passamos por um grave surto de Influenza nos últimos meses. Segundo especialistas, as causas dessa contaminação em massa, pode ter ligação com a baixa vacinação contra o vírus da gripe, em 2021, e também com a diminuição das medidas preventivas ao coronavírus.

Uma vez que, ficamos quase dois anos adeptos ao uso de máscaras, álcool em gel e distanciamento social a taxa de contaminação do vírus da influenza também caiu, pois são as mesmas formas de prevenção.

Dessa maneira, grande parte da população deixou de se vacinar contra a influenza, facilitando a transmissão e o fortalecimento do vírus que se espalhou rapidamente, resultando na variante H3N2.

Conheça os sintomas que o vírus da Influenza H3N2 pode causar!

Antes de mais nada, é importante saber os sintomas causados por essa nova variante, para que você consiga identificar e tomar os cuidados necessários para conter a transmissão, são eles:

– Febre (por volta de 5 a 7 dias)

– Tosse

– Dores de cabeça e musculares

– Coriza

– Mal-estar

Do mesmo modo, existe um grupo composto por idosos e indivíduos com os mecanismos de defesa contra infecção comprometidos, que além dos sintomas mais comuns podem apresentar uma grave síndrome respiratória aguda.

O grupo de risco da nova variante vírus Influenza

Essa nova variante pode manifestar alguns sintomas mais graves do que o vírus da influenza, no qual estamos acostumados. Por conta disso, existe um grupo de pessoas com maior chance de desenvolver sintomas fortes como a síndrome respiratória aguda.

O grupo que apresentou menor resistência, ao vírus H3N2, é composto por: Idosos, gestantes, puérperas e crianças menores de 5 anos. Portanto, mantenha os cuidados necessários para que a taxa de transmissão diminua!

As formas de prevenção

Desse modo, a maneira mais eficaz e indicada de prevenir o contágio é por meio da vacinação. O ministério da saúde aumentou a campanha para todas as idades. Se você contraiu o vírus da gripe ou da covid-19 é solicitado que a vacinação seja apenas 30 dias após a descontaminação.

Além disso, se você estiver contaminado, pelo H3N2, siga as medidas preventivas da maneira correta. Por isso, use máscara e mantenha o distanciamento social por cerca de 5 a 7 dias, caso os sintomas persistam, ou se você estiver incluso no grupo de risco, procure um médico. Cuide-se, contrate um plano de saúde para que você tenha a segurança necessária nesses momentos onde mais precisamos de cuidado.

WhatsApp chat