Plano de saúde cobre cirurgias plásticas?

Boa parte dos brasileiros está insatisfeita com alguma região do seu corpo e defendem que a cirurgia plástica proporciona, além de beleza e autoestima, mais qualidade de vida.

No ranking mundial, o Brasil perde apenas para os Estados Unidos na quantidade de cirurgias e procedimentos estéticos feitos.

Entre as mulheres, a lipoaspiração, a cirurgia de pálpebras e o implante de silicone estão as cirurgias mais realizadas na atualidade.

E, de uma forma geral, a cirurgia bariátrica, considerada plástica, também desponta e chama a atenção em uma sociedade com tanta tendência para a obesidade.

Mas, será que esses tipos de intervenções significam direito à saúde?

Afinal, cirurgias plásticas são cobertas pelos planos?

Sim, os planos de saúde cobrem cirurgias plásticas. Mas, não são todos os tipos. Inclusive, a ANS (Agência Nacional de Saúde) disponibiliza em seu site uma lista com as cirurgias que são cobertas em planos.

As que não constam na relação, devem ser negociadas diretamente com a operadora de serviços.

Se o tipo de cirurgia não for coberto em nenhum dos dois casos, o plano de saúde irá cobrir apenas os exames e a consulta clínica.

Em que casos o plano cobre a cirurgia plástica?

Como nem todo procedimento plástico e estético é uma real necessidade física do paciente, muitas cirurgias não são vistas como um direito do cidadão.

Na realidade, elas são enxergadas como uma vontade individual, que não trará consequências para a saúde do indivíduo, caso não seja feita.

Mas, sempre que a cirurgia envolver algum fator de risco ou a melhora da qualidade de vida após um caso de doença, ela deverá ser coberta. Sendo assim, o plano de saúde cobre as chamadas intervenções reparadoras. Confira alguns procedimentos com cobertura obrigatória:

Remoção de excesso de pele

Cobertura obrigatória. É destinada a pacientes que fizeram redução de estômago (bariátrica ou gastroplastia). O excesso de tecido compromete a qualidade de vida da pessoa, podendo afetar a locomoção, a autoestima e gerar infecções.

Reconstrução de mama

Cobertura obrigatória. A intervenção é destinada para pacientes que fizeram masectomia. O plano cobre casos de câncer de mama, traumas na mama e tumores em geral. Envolve questão física (câncer ou trauma) e também emocional (inclusão e prevenção da depressão).

Blefaroplastia

A cirurgia de pálpebra pode ser incluída ao plano de saúde por interferir na visão do paciente. Porém, nesse caso, é necessária uma indicação médica, na qual a operadora deve concordar.

Órteses e próteses

Cobertura obrigatória para casos de órteses, próteses e também apêndices associados.

Queloides, cicatrizes hipertróficas e queimaduras

Cobertura obrigatória.

Mesmo parecendo um problema meramente estético, esse procedimento corretivo repara um problema de saúde ocorrido no passado, como uma cirurgia anterior ou ainda um acidente. Além do mais, as marcas presentes no corpo tendem a afetar a autoestima e o bem estar emocional do paciente.

Evidente que existem vários outros tipos de cirurgias plásticas que podem afetar o bem estar psicológico e até físico. Porém, o indicado é que a pessoa procure por uma operadora para negociar um contrato com cláusula individual, agregando mais esta alternativa.

As operadoras não são obrigadas a prestar serviço para cirurgia plástica, mas podem fazer isso se desejarem oferecer um diferencial frente às concorrentes.

Ao solicitar uma cirurgia plástica, lembre-se que para esse tipo de procedimento sempre existe um prazo de carência do plano de saúde. Fique atento.

Qual plano cobre a cirurgia bariátrica?

Todos.

A realização da cirurgia bariátrica pelo plano de saúde é um direito, afinal, esse tipo de intervenção está presente na lista da ANS. Mas, como a finalidade do procedimento não pode ser apenas estética, algumas condições do próprio paciente irão qualificá-lo a estar apto ou não para fazer a cirurgia.

Algumas exigências para fazer o procedimento são: estar em quadro de obesidade mórbida há mais de 5 anos e não conseguir emagrecer via métodos convencional.

Tipos de intervenções cobertos pelo plano:

  • Colação de banda gástrica
  • Gastroplastia (Redução de estômago)

Faça um orçamento

Você está precisando de um plano que atenda às suas necessidades mais íntimas?

Faça um orçamento com a Simetria Planos de Saúde.

Entre em contato via telefone, e-mail ou site e informaremos quais operadores atendem ao seu perfil, já disponibilizando as tabelas de preços atualizadas.

Cuide da sua saúde e bem estar agora mesmo!

WhatsApp chat