Relutância em se vacinar

Mesmo com a baixa de contaminação pelo Covid-19, a relutância em se vacinar ainda é considerável

Realmente, a baixa confiança em vacinas existe há muito tempo. Diante da pandemia atual, pesquisadores estudam o quanto essa relutância pode prejudicar a luta contra a contaminação pela doença. Além de procurar maneiras para conscientizar as pessoas ainda relutante em relação às vacinas. É claro que a vacina não erradica a doença, mas ela é um fator principal para a contaminação diminuir.

Por isso, o que pode ser prejudicial neste momento, é a disseminação de fake News por grupos que são antivacina. Com a facilidade de compartilhar conteúdos pela internet, sem precisar de comprovação, várias informações falsas a nível mundial são espalhadas por aí. Assim, é possível entender o que faz com que muitos brasileiros escolherem não se imunizar.

Um pouco de esperança

É importante dizer que, apesar de todo o negacionismo que existe, pelo país, no final do ano de 2021, o número de totalmente vacinadas aumentou. Com isso, o Brasil e outros países puderam se tranquilizar um pouco mais, já que as vacinas existentes diminuem o agrave dos sintomas para as pessoas que se contaminarem.

A não vacinação passa a ser um problema público já que as pessoas desejam voltar para a sua vida normal, ou pelo menos para um cenário próximo. Assim, quando uma pessoa não se vacina ela está prejudicando não só a se próprio, como as outras pessoas também.

Dessa forma, quando a população toda se vacina, a possibilidade do vírus circular é muito maior. Pois assim, o restante da população que ainda não pode tomar vacina, como os bebês, por exemplo, estará protegida.

Por fim, é importante ressaltar a necessidade de buscar informações corretas, afim de não ser contaminado por notícias falsas que circulam, tanto pela internet, quanto pelos canais de comunicação existentes. Procure um médico especialista no assunto, e tire suas dúvidas!

Lembre-se: Se vacinar é um ato de respeito com sua saúde e com a saúde de todos.

WhatsApp chat