Como funciona a cobertura de exames no plano de saúde?

Se atente ao que seu plano deve cumprir, em quais locais você pode ser atendido na sua cidade e no Brasil!

E o que é a cobertura do plano de saúde?

É tudo aquilo que plano de saúde deixa disponível para seus clientes. Desde os atendimentos e os procedimentos relacionados à saúde, como por exemplo consultas exames.

Assim, estão inclusas as listas de hospitais, especialidades médicas, as cidades onde você pode ser atendido. Vale lembrar que logo quando você contrata o plano de saúde você já precisa ficar sabendo disso – estas informações devem estar contidas no seu contrato.

Se você ainda estiver com dúvida você pode perguntar o seu consultor do plano de saúde para que ele te passe todas as informações.

Quais coberturas o plano de saúde deve oferecer para seu cliente?

Alguns procedimentos são sim garantidos. Como exemplo, consultas médicas ilimitadas e internações hospitalares e em CTI.

Vale lembrar também, que você tem acesso a alguns medicamentos específicos pelo seu plano de saúde. Para tratar artrite, doença de Crohn e entre outras condições também estão inclusas.

Além disso, vale lembrar que as consultas e sessões com outros profissionais como nutricionistas, fonoaudiólogos, psicólogos e terapeutas ocupacionais são todas obrigatórias.

Neste sentido, você tem direito a, por exemplo, 40 sessões com um profissional da psicologia, sempre precisar contratar um serviço por fora do seu plano de saúde. Não é mesmo uma maravilha? De fato, é!

E sobre os Hospitais, laboratórios e médicos, como saber quais estão liberados pelo plano?

Antes de tudo, é importante lembrar que nem todos os planos de saúde vão permitir que você se interne. Somente os planos do tipo hospitalar com obstetrícia, hospitalar sem obstetrícia e o plano referência.

Assim, sempre analise a rede de atendimento que seu plano possui para que você saiba em qual lugar poderá ser atendido.

Conheça as coberturas de acordo com os tipos de plano de saúde:

Ambulatorial: Você pode se consultar em clínicas médicas ou em consultórios particulares. Você também pode fazer exames e outros procedimentos ambulatoriais.

Hospitalar (com ou sem obstetrícia): Se seu plano for sem a cobertura do parto, você poderá realizar somente o serviço de internação e realizar alguns exames. O contrário disso é que todos os seus exames, consultas durante a gravidez e o seu parto serão cobertos pelo plano de saúde.

Odontológico: Este plano de permite fazer consultas ao dentista, além de exames e procedimentos de urgência e emergência. Além disso, você pode até tirar os seus dentes pelo plano.

Aids e Câncer

Saiba que, a cobertura para essas doenças é obrigatória de acordo com o contrato que você assinou. Isso mesmo! Quando você contrata um plano de saúde você pode escolher se a sua cobertura será somente para exames, só para internações ou se você deseja um plano que cubra tudo. Então, você deve comprovar a preexistência dessas doenças para receber todo o tratamento.

Por fim, entenda que é muito importante se informar sobre o seu plano de saúde e todas os seus pontos tanto negativos, quanto positivos. Sendo assim, a melhor forma para você saber tudo é consultando um corretor especialista em planos de saúde.

Contrate um plano de saúde e tenha a cobertura de seus exames: 

Leia também em nosso blog:

Como incluir dependentes no plano de saúde?

Tudo sobre carência em plano de saúde

WhatsApp chat