Coparticipação em plano de saúde: Tudo sobre este processo

Você ainda tem dúvidas sobre a cobrança da coparticipação em plano de saúde?

Saiba que a coparticipação é o valor que o cliente paga, para a operadora, quando ele realiza algum procedimento pelo seu plano de saúde.

Embora pareça complicado de entender, saiba que contratar um plano de saúde com coparticipação, é muito bom. Porque, os planos com esta condição têm uma mensalidade mais barata que os demais.

Como funciona a aplicação da coparticipação?

Vale lembrar, que existe uma participação sua com as despesas médicas. Isso faz com que você também pague uma parte dos atendimentos além da mensalidade do plano. Mas isso vai acontecer somente quando você o utilizar.

Além disso, os valores das coparticipações junto ao valor do plano de saúde são decididos no momento que o cliente contratar o plano de saúde. Assim, você precisa sempre ler o seu contrato para que qualquer dúvida seja sanada pela sua operadora.

Por fim, saiba que você não vai pagar o valor integral do procedimento. E nos meses em que você não usar o seu plano de saúde você vai pagar apenas o valor da mensalidade.

Segundo a ANS, existem algumas formas de cobrar a coparticipação. São elas:

  • Porcentagem sobe o valor cheio do procedimento: o cliente paga uma pequena parte do valor total do procedimento.
  • Cobrança sobre o valor de tabela: o plano cobra do paciente um valor já tabelado, independente de quanto ele pagou pelo atendimento.
  • Cobrança fixa: dependendo do procedimento realizado, o paciente pagará um valor único.
  • Porcentagem sobre todos os serviços solicitados: O paciente paga uma parte sobre um pacote contendo todos os atendimentos.

Quais as vantagens da coparticipação em plano de saúde?

Se você não possui nenhum problema de saúde crônico este é o plano de saúde ideal para você. Pois, você não vai usar o plano de saúde todo o mês e sim quando realmente for preciso.

Além disso, essa opção de contratação pode ser muito boa para empresas que querem diminuir os gastos com plano de saúde, porque a mensalidade é mais barato do que os planos sem coparticipação. Neste caso, o funcionário também tem vantagens, já que ele só pagará pelo plano quando usar.

Saiba mais: 

Existem muitos planos de saúde atualmente. Mas antes, é preciso analisar as opções, para só depois escolher o melhor pra você, com um valor que cabe no seu bolso, . Por isso, entre em contato conosco e realize uma comparação online entre os planos de saúde existentes. Temos corretores preparados  para te atender e tirar todas as suas dúvidas.

Leia também:

Quatro planos de saúde com abrangência nacional

WhatsApp chat