Dia mundial do AVC (Acidente Vascular Cerebral)

O controle de hábitos saudáveis e a prática de exercícios previne o AVC  e aumenta sua qualidade de vida!

Vale lembrar, o AVC é uma doença que, em algumas vezes, acontece de forma silenciosa e não apresenta sintomas. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), ela é a segunda maior causa de morte no mundo. Por isso, é preciso estar atento para saber identificar o AVC e, mais do que isso, saber como prevenir a doença.

Falaremos aqui, os principais sintomas que podem ser causados pelo AVC e como você pode auxiliar alguém que esteja passando por este momento. Além de te auxiliar quando você sentir que esta com algum desses sintomas.

29 de Outubro 2021

O Dia Mundial de Combate ao AVC, celebrado em 29 de outubro, chama a atenção para a prevenção do Acidente Vascular Cerebral, mais conhecido como derrame cerebral, pela maioria das pessoas.

Essa data também serve de alerta para o reconhecimento dos sintomas. E para que o diagnóstico seja feito com mais rapidez.

De acordo com o Ministério da Saúde, o AVC é uma das principais causas de morte e limitações n:a população do Brasil. Ou seja, é ainda mais importante se manter informado sobre essa doença.

Como identificar um AVC:

  • Alteração do equilíbrio, coordenação, tontura ou alteração no andar;
  • Confusão, alteração da fala ou compreensão
  • Alteração da visão, dor de cabeça muito forte e sem causa aparente;
  • Fraqueza ou formigamento na face, no braço ou na perna, de um dos lados do corpo

Formas de prevenir o AVC:

Antes de tudo, é preciso que você conheça o seu corpo e entenda como ele funciona. Assim, você saberá quais são os fatores de riscos mais graves para você. Assim, aquilo que é ideal para você, pode não ser para outra pessoa.

Listamos 3 tarefas que contribuem com a sua saúde e bem-estar e reduzem o risco de desenvolver doenças.

Uma rotina de exercícios:

Se exercitar regularmente trás benefícios para o seu corpo e sua mente. Muitas vezes, você tem o hábito de descontar o estresse do dia a dia em comida. Há longo prazo, as consequências aparecem, como o ganho de peso, cansaço, baixa autoestima.

Dieta balanceada:

A maioria dos quadros de AVC estão relacionados a uma dieta mal organizada. Por isso, é ideal sempre se alimentar de uma dieta com muitas frutas e vegetais frescos. Por mais que seja difícil se adaptar a esta mudança de paladar, é necessário. Uma alimentação balanceada também previne inúmeras doenças.

Faça exames de rotina:

Apesar de muitas pessoas não gostarem de fazer os exames de rotina, eles são extremamente importantes para sua saúde. Através das consultas com seu médico, várias doenças podem ser detectadas e controladas, logo no início. Isso faz toda a diferença, além e aumentar as chances de cura do paciente.

Dessa forma, com um plano de saúde, você recebe atendimento rápido e seguro. E não precisa ficar horas esperando em filas para ser atendido correndo riscos maiores.

Reabilitação de paciente pós AVC

Realmente, quanto mais rápido o paciente começar sua reabilitação após o AVC, mais chances ele tem de se recuperar. Para tanto, todo o apoio é necessário, principalmente o da família do paciente. Pois o paciente irá reaprender a fazer  as coisas mais simples para só depois conseguir fazer as tarefas mais complicadas e isso leva tempo.

Por fim, este processo é uma etapa muito importante para a vida desse paciente. Tudo que ele mais deseja é voltar a fazer as coisas sozinho, como por exemplo sair com os amigos, ir ao shopping e ter a sua vida normal de volta. Para isso acontecer, são definidos  objetivos a curto prazo com o  objetivo de continuar os exercícios com o paciente.

A ideia é não ultrapassar os limites dele para que ele não force nenhuma parte do seu corpo. Por fim, o tempo para o paciente se recuperar não é o mesmo para todo mundo e é preciso paciência de todos. Então é preciso de muita paciência!

WhatsApp chat