Impactos do estresse no sono

Uma noite de sono mal dormida pode aumentar o estresse no seu dia. Fique atento!

Qual a relação entre o estresse e sono?

Realmente, é fácil perceber quando o seu humor não está bom quando você não dorme bem e muito menos descansou. Pois, quando você descansa, sua disposição aumenta e você consegue realizar suas tarefas. Saiba, que o tempo que você precisa dormir é diferente, já que o seu estilo de vida é diferente do das outras pessoas.

Vale lembrar, que o sono é responsável por equilibrar os hormônios do seu corpo, manter a sua memória trabalhando, além de te proporcionar um melhor desempenho e concentração naquilo que você estiver fazendo.

O estresse tem tirado seu sono?

Normalmente, a alteração do sono é um dos primeiros sintomas diante de um quadro de estresse. Perceba que, durante um período de estresse o que você menos pensa é em quando irá conseguir dormir.

Isso mesmo! Seu organismo produz adrenalina em grande quantidade para que você enfrente seus problemas. Assim, você fica cheio de energia e sem sono, com o seu pensamento voltado para solucionar o seu problema.

Porém, em algumas situações você pode ficar mais estressado do que o normal. Então, você ultrapassa o limite que seu próprio organismo suporta. Logo, sua energia mental diminui e isso prejudica a sua produtividade.

Saiba que, nestes momentos de estresse, o seu sono é impactado diretamente. Dessa forma, seu corpo sofre várias reações como o aumento do batimento cardíaco e da pressão.

Causas do estresse: 

Atualmente, existem vários fatores que mudam o seu comportamento e te fazem ficar mais estressado e irritado. Desse modo, seu desempenho no trabalho diminui, afetando até mesmo as suas relações pessoais.

O mundo atual exige muito do seu esforço, o tempo todo. É preciso sempre estar preparado para conseguir resolver os problemas que aparecerem. Junto a isso, a autocobrança faz com que a tensão sobre sua vida aumente e você se sinta pressionado.

Além disso, seu corpo reage de forma diferente aos estímulos e o que te causa desconforto, pode não ser um problema para outras pessoas. Logo, é importante saber o que te deixou estressado par que você encontre maneiras de evitar esses motivos. Pois você precisa manter seu corpo em equilíbrio.

As três fases do estresse:

Alarme: Seu corpo reconhece o estresse e ativa as suas respostas sensitivas.

Adaptação: Seu organismo reduz a produção de hormônios estressantes e você consegue lidar melhor com a situação.

Exaustão: Você continua se sentindo irritado e os motivos que te causam estes sentimentos não desaparecem. Sua energia se esgota e você passa a se sentir extremamente cansado.

Descanso necessário para seu corpo:

Quando for dormir, desacelere um pouco para que seu organismo entenda que está na hora de relaxar. Para isso, a melhor forma para fazer isso é manter o ambiente confortável, com pouca ou nenhuma luz. logo após, fique sem usar o celular uns 30 minutos antes de se deitar até que seu corpo se acalme.

Além disso, quanto mais você se alimentar de forma saudável, melhor será o seu sono. Por isso, se alimente de forma balanceada prepare o seu corpo para uma noite de sono leve. Evite alimentos que contenham cafeína e açúcar em excesso.

Se você perceber que não vai conseguir dormir, se levante da cama e pegue um livro. Em seguida, leia algumas páginas de um livro para que o seu sono volte. Quando isso acontecer você pode voltar para cama e dormir.

Por fim, se você ainda continuar dormindo mal vale a pena uma avaliação profissional com um Psicólogo e Psiquiatra, para que eles te avaliem e conduzam o seu tratamento.

Leia mais

Saúde mental e sua importância

5 áreas beneficiadas por um alimentação saudável

WhatsApp chat