O fim do uso das máscaras está próximo?

Para o Ministro da Saúde, a população brasileira vai poder tirar as máscaras até o fim do ano!

Usar ou não as máscaras?

 

Mas e aí, será possível mesmo ficar sem usar as máscaras?

Ainda não se sabe! Com o avanço da vacinação contra a Covid-19 por todo o Brasil, alguns estados e municípios se sentem mais tranquilos em relação ao uso obrigatório das máscaras. É fácil perceber que as coisas não estão como no início da pandemia. Por exemplo, os shows e os jogos de futebol voltaram a funcionar normalmente e o horário do comércio está mais flexível.

Em países como os Estados Unidos, as pessoas até ficaram um certo tempo sem usar máscaras, mas algumas regiões precisaram voltar com o uso da proteção. Pois, nestes lugares, o aumento da doença voltou a assustar a população, devido a variante Delta que já causou a morte de algumas pessoas. Além disso, não é possível prever como as pessoas irão reagir a esta variação do vírus e por isso os cuidados devem continuar os mesmos.

Como acontece no Brasil?

Se tratando do Brasil, que ainda não tem a sua população inteira vacinada, parar de usar as máscaras de proteção é ainda uma realidade distante.

Vale lembrar que a ideia de acabar com a exigência de usar a máscara é defendida pelo presidente Jair Bolsonaro, que por várias vezes disse a público que desejava esse acontecimento.

Assim, para que isso seja realidade, o Ministro da saúde Marcelo Queiroga, disse que a situação epidemiológica precisa ser favorável e a campanha de vacinação deve estar mais avançada.

Porém, alguns infectologistas afirmam que o país não deve acabar com essa obrigatoriedade neste ano de 2021; essa regra ainda pode continuar.

Opiniões dos médicos sobre o uso das máscaras

Muitos especialistas alegam que ainda teremos que nos proteger contra este vírus, por um bom tempo.

Especialistas afirmam que o melhor momento para o Brasil seria quando os níveis de transmissão da doença diminuíssem. Para a Organização Mundial da Saúde (OMS) o menor nível de transmissão está entre 1 e 2.

Junto a isso, existe muita expectativa para que a população mundial esteja vacinada para que o controle do vírus seja ainda maior. Sobre tudo em lugares onde a concentração de pessoas é muito alta, como por exemplo em bares ou em restaurantes.

Logo, é difícil imaginar alguém que teria coragem de entrar sem máscara, por exemplo, em um ônibus ou avião cheio de pessoas.  Mais difícil ainda é acreditar que essas pessoas iriam se sentir tranquilas e seguras nesses lugares.

Dessa forma, se você deseja parar de usar as máscaras de proteção, precisa se conscientizar e se proteger cada  vez mais para que esse momento possa acontecer o mais rápido possível.

O que a população diz

De fato, as pessoas não gostam de usar máscara. Seja de pano ou descartável, as máscaras incomodam e as pessoas reclamam que se sentem desconfortáveis em usar. Principalmente se ela precisar fazer uma viajem de ônibus onde estarão várias pessoas junto dela.

Lembre-se que as vacinas continuam sendo altamente eficazes na prevenção de mortes e outras sequelas não só da Covid-19 mas também de várias outras doenças. Mas ela não oferece proteção tão alta contra casos moderados e leves. Também não está comprovado se ela interrompe a transmissão do vírus.

Portanto, não se esqueça de se vacinar e se você já tomou a primeira dose é importante também tomar a segunda, para que você esteja com sua imunidade em dia. Dessa forma, você se protege e protege também as pessoas que estão do seu lado.

Entenda melhor:

Como essa situação ainda é incerta e, levando em consideração a rapidez com que as vacinas foram criadas, não há como prever em qual momento certo deixaremos de usar máscaras e viveremos nossa vida normal, como era antes da pandemia acontecer.

Por isso, mesmo que você sinta vontade de tirar a sua máscara e andar livremente pelas ruas, saiba que ainda não é possível. O risco continua e a vacinação não está em uma porcentagem ideal. Então, vamos ter que continuar com essas ações por um bom tempo ainda.

Veja outros conteúdos em nosso blog:

Alimentação saudável: 5 áreas beneficiadas por uma saúde melhor

 

WhatsApp chat