O plano de saúde cobre tratamento de DSTS?

É sobre isso que vamos falar. Mas antes, é preciso que você saiba de algumas coisas muito importantes. Leia até o final!

O tratamento deve ser coberto pelo plano de saúde

O que são as doenças sexualmente transmissíveis?

As doenças sexualmente transmissíveis podem ser causadas por diversos motivos. Elas são infecções causadas por vírus, bactérias ou outros micróbios que se transmitem, normalmente, através do sexo sem o uso de preservativo (camisinha).

Saiba que, algumas DSTS não possuem sintomas, tanto para o homem quanto para a mulher. Dessa forma, os cuidados precisam ser ainda maiores. Além disso, se você fizer sexo sem camisinha, não deixe de procurar um médico para que ele te avalie e te passe todas as informações necessárias.

Qual a melhor forma de prevenção contra as DSTS?

A melhor solução para que isso não aconteça é usar preservativo em todas as suas relações sexuais. Isso mesmo! Quanto mais você se prevenir, menores serão as chances de você ter contato com algum vírus ou bactéria, durante o sexo com seu parceiro.

Vale lembrar ainda que, uma outra forma de contaminação acontece pela transfusão de sangue contaminado. Ou pelo compartilhamento de agulhas e seringas, principalmente no uso de drogas injetáveis.

Conheça algumas doenças que são sexualmente transmissíveis:

Existem várias doenças desse caráter espalhadas pelo mundo. Porém, algumas são mais comuns do que as outras. Além disso, existem algumas que não possuem cura, como a Aids, por exemplo e basta apenas um único contato para que a pessoa se contamine.

HIV/ Aids

Essa é uma das DSTS mais temida pelas pessoas, causada pelo vírus HIV. Dentre as formas de transmissão da doença, estão o ato sexual e o compartilhamento de agulhas ou transfusão de sangue. Além disso, a mãe pode transmitir para o seu bebê, durante a gestação e pela amamentação. Dessa forma, o tratamento é feito com o uso de um coquetel anti-retroviral que inibe a produção do vírus.

HPV

O vírus HPV se encontra em qualquer parte da região genital, não só na vagina e no pênis. Por isso, é muito importante usar preservativos e sempre fazer consultas regulares com seus médicos. Assim, qualquer alteração que surgir, em seus exames, você conseguirá tratar o mais rápido possível.

Candidíase

Essa doença é causada por um fungo que já está presente na maioria das pessoas. Porém, a pessoa se contamina através da relação sexual e os sintomas só aparecem quando seu sistema imunológico estiver frágil.

O tratamento é feito com o uso de cremes vaginais ou então por medicação oral. Diante disso, a melhor forma de se prevenir é usando camisinha no momento das relações sexuais. É importante também evitar usar roupas com tecidos apertados e que não deixam seu corpo respirar.

Plano de saúde cobre tratamento de DSTS?

Vale lembrar que, plano de saúde o paciente deve se declarar soropositivo para ele ter acesso aos exames e todos os tratamentos cobertos pelo contrato. As operadoras não podem recusar a aceitar este paciente, de forma alguma.

Porém, é importante ficar atento ao período de carência do seu plano de saúde, para doenças preexistentes, ou seja, que o paciente já possui; essa carência costuma ser de dois anos. Ao longo desse tempo, você pode realizar alguns procedimentos mais simples, como consultas e exames.

Para saber mais, entre em contato com um de nossos corretores para que ele tire suas dúvidas e apresente o melhor para de saúde para você e toda a sua família.

Veja como é fácil: 

 

 

WhatsApp chat