Plano de saúde para gestantes

A gravidez é um dos momentos mais importantes e delicados na vida de uma mulher. Os cuidados devem ser mantidos desde o início da gestação até o pós-parto.

Devido à alta demanda, no Sistema Público de Saúde (SUS) muitas consultas e exames demoram muito, deixando a mãe sem a devida assistência.

É por isso que um plano de saúde para gestantes é a melhor forma de assegurar a qualidade vida de mãe e da criança, mas também todo o desenvolvimento da gestação.

Através de um plano, além da cobertura do parto e da realização de um pré-natal, qualquer exame ou consulta que a grávida necessitar estará coberto. Algumas operadoras também disponibilizam programas adicionais para as gestantes, assim como auxílio para mães de primeira viagem.

Está cada vez mais comum a operadora fornecer cursos preparatórios para os pais do bebê.

Mas, o que é necessário saber na hora de contratar os serviços?

Como é feito o plano de saúde para gestantes?

A contratação de um plano deve ser feito junto às operadoras que são credenciadas na Agência Nacional de Saúde (ANS), o que pode ser feito via uma corretora.

Porém, a contratante precisa levar em consideração cada tipo de plano disponível, o que está incluído em sua cobertura, assim como todos os pós e contras previstos em contrato.

Qual plano de saúde cobre o parto?

Os convênios médicos oferecem planos de saúde com serviços ambulatoriais ou ambulatoriais + hospitalares. Os serviços de obstetrícia podem estar ou não incluídos na segunda opção.

Por isso, a gestante deve solicitar um plano hospitalar que inclua essa especialidade em sua cobertura. Ou seja, um plano “ambulatorial hospitalar com obstetrícia”.

Além disso, é importante verificar se a sua modalidade inclui todos os serviços previstos para o parto: pediatria, anestesia e obstetrícia.

Outro fator que a grávida deve levar em consideração é o tipo de acomodação e internação: enfermagem (coletiva) ou apartamento (quarto individual).  Esses são alguns dos exames que uma gestante precisa realizar durante a gravidez:

  • Hemograma
  • Ultrassonografia
  • ABO e Rh
  • Urina e fezes
  • Glicemia
  • HIV
  • Hepatite C e B

Qual é o melhor plano de saúde para gestantes?

Não existe ainda um plano desenvolvido especialmente para gestantes. Mas, de forma geral, o ideal é aquele que inclui serviços ambulatórios, hospitalares, acesso à obstetrícia e também atendimentos alternativos e de suporte.

Por sorte, atualmente, muitos planos hospitalares com obstetrícia possuem uma rede credenciada ampla, o que permite a escolha do médico que fará o pré-natal e o parto, assim como o hospital do nascimento.

Qual é o prazo de carência para parto?

Plano de saúde para gestante também é sinônimo de prevenção e planejamento. Por conta da carência, o serviço precisa ser contratado antes de a mulher engravidar, de preferência.  Os serviços só são liberados depois de uma espera, que assegura os direitos de todas as partes envolvidas.

Assim, os exames médicos para gestantes possuem prazo de 180 dias (seis meses) e 300 dias para o parto. Geralmente, todos beneficiários cumprem a carência. Mas, pode haver exceções, dependendo do caso e da negociação com a operadora.

Qual é o valor de um parto particular?

Ao menos que a gestante ganhe o seu filho na rede pública, é importante que ela esteja preparada para pagar o preço elevado do parto.

Na rede particular, os serviços de pediatra, anestesista (para casos de cesariana), obstetra e internação terão custos individuais e podem variar.

O preço também irá depender do atendimento do hospital, do honorário médico e principalmente do tipo de parto: normal, cesariana, com ou ser serviço humanizado. Dados da Associação Médica Brasileira (AMB) prevêem que o gasto possa chegar a de R$ 15 mil. Porém, é claro, que o preço varia muito conforme modalidade, serviços incluídos, operadoras e a saúde do bebê.

Contrate um plano de saúde agora!

Agora que você constatou os benefícios de um acompanhamento durante a gestação e o custo elevado de um parto, que tal contratar o seu próprio plano de saúde?

Ter acesso aos serviços de saúde constantemente é um investimento para todas as grávidas.

Se você está pensando em ter filho, entre em contato com a Simetria! Realizamos um orçamento para você com as melhores cotações e serviços de convênios médicos.

WhatsApp chat