Por que é preciso vacinar crianças contra a Covid-19?

Saiba tudo sobre a vacina da Covid-19 em crianças

Ministério da Saúde já encomendou 20 milhões de doses do imunizante. Doses em crianças é menor que em adultos e jovens

A vacinação infantil tem sido palco para grandes debates, além de gerar propagandas e notícias falsas por todo mundo. O que pode causar desconforto e impedir que a vacina seja aplicada na população.

Separamos algumas informações importantes para que você fique por dentro do assunto.

Vacinar as crianças contra a Covid-19 é realmente preciso?

Com o surgimento de novas variantes, imunizar todas as pessoas, inclusive as crianças, se tornou uma tarefa muito importante. Já que para diminuir transmissão o ideal é que todo mundo esteja vacinado.

Além disso, uma das principais preocupações referente a vacinação de crianças é impedir que casos graves e mortes aconteçam.

Sabemos que as crianças não correm os mesmos riscos com corona vírus, mas elas podem transmitir para outras pessoas. E já que o restante da população já recebeu até duas doses da vacina, as crianças estão mais vulneráveis à doença.

Qual a eficácia das vacinar crianças contra a Covid-19?

Realmente, essa preocupação é muito válida. Por se tratar de uma vacina nova é muito normal que se duvide de sua comprovação. Mas, como as crianças possuem um sistema imunológico ativo, elas conseguem reagir muito bem à dose da vacina. Lembrando que essa dose será menor em relação à dose aplicada em adultos e idosos.

Neste sentido, os pais precisarão assinar e autorizar a imunização de seus filhos para que tudo seja feito conforme suas responsabilidades. A orientação dos órgãos de saúde, no Brasil, é que os pais procurem uma recomendação médica e se orientem antes da vacina.

Como vai acontecer a vacinação no Brasil? 

Como a demanda é muito grande, o governo brasileiro solicitou cerca de 20 milhões de vacinas para dar conta de atender toda a população ou grande parte da quantidade de crianças. As vacinas aplicadas serão da Pfizer, com dose relativas a 1/3 das que são aplicadas em adultos e idosos.

Além disso, as doses serão distribuídas nos municípios de acordo com a quantidades de crianças na faixa etária escolhida.

 

 

WhatsApp chat