Saiba 5 dificuldades ao amamentar que a mulher enfrenta

As dúvidas ao amamentar podem prejudicar este momento valioso. Entenda melhor!

Realmente, as mulheres enfrentam muitas dificuldades ao amamentar seus filhos.

Porém, o momento da amamentação não precisa ser individual entre mãe e filho. Vale lembrar, que a mulher precisa do apoio de sua família para que ela não se sinta sozinha.

Mas, apesar do apoio recebido, a mulher ainda pode sentir dificuldades com a amamentação. Então, é sobre isso que vamos falar!

Dor ao amamentar

É muito comum que as mulheres sintam dor ao amamentar, em especial nas primeiras semanas. Isso porque, os seios ainda precisam acostumar com a produção do leite.

Além disso, se o bebê fizer a pega incorreta no seio da mãe, ela também pode sentir dor. Assim, o seio da mulher pode ficar machucado e sensível, o que causa mais dificuldades ao amamentar.

Para que isso não continue a atrapalhar o aleitamento materno, a pega do bebê precisa ser corrigida e a sua posição ajustada.

Porém, se a dor continuar é importante procurar um médico para que a ele oriente a maneira correta para amamentar o bebê.

Falta de leite

Primeiramente, saiba que não existe leite fraco e que não consiga alimentar o bebê. O que pode acontecer é um desequilíbrio causado quando o bebê não suga da forma correta o peito de sua mãe.

Vale lembrar, também, que o contato da boca da criança com a mama é o que estimula a produção do leite. Assim, a mãe precisa estar atenta durante a amamentação para que ela veja se seu filho está mamando da forma correta.

Saiba que, o leite materno é o melhor alimento indicado para a alimentação do bebê. Então, ele não vai precisar de nenhum outro alimento. Nem mesmo água!

Sendo assim, não existe leite fraco. Mas, muitos fatores podem atrapalhar a alimentação. Isso faz com que as mães se sintam culpadas e não consigam continuar amamentando seus filhos.

Como exemplo, o estresse pode atrapalhar a produção de leite, prejudicando a liberação de ocitocina, um dos principais hormônios da amamentação. Assim, a mulher fica cansada e com dificuldade para amamentar. Logo, a produção de leite pode cair.

Dito isso, a mulher deve estar tranquila e segura para que ela possa lidar com os problemas que aparecerem.

Por isso, mulher, busque ajuda para que você consiga amamentar o seu filho de forma tranquila e segura. Além de não se esquecer de cuidar de você e da saúde.

Dificuldades que impedem a mulher de amamentar

Algumas dificuldades impedem a mulher de amamentar

Saiba que, para uma boa produção de leite, a mulher precisa se alimentar bem. Isso é fundamental. Porém, muitas mulheres, no período de pós-parto, se esquecem de comer. Isso porque, estão cansadas, e não têm tempo para cuidar da saúde, que é o mais importante.

Logo, a mulher precisa de uma rede de apoio, que pode ser seus familiares ou os profissionais de saúde. Para que, então, ela enfrente passe por essas dificuldades e tenha energia para amamentar o seu bebê.

Segundo o UNICEF, no Brasil, o tempo médio em que a mulher amamenta, de forma exclusiva é de seis meses.

Por isso, veja alguns caminhos que os familiares, amigos e profissionais de saúde podem usar para ajudar a mulher:

  • Buscar informações: O pai ou a rede de apoio podem se informar sobre como funciona a pega correta da mama, por exemplo, para aliviar as dores da mulher.
  • Apoio emocional: Procure não desestimular a mãe enquanto ela estiver vivendo este momento. Cuide para não ser ofensivo com as palavras e entenda que ela precisa de suporte.
  • Um profissional qualificado pode ajudar a mãe: Tanto a mãe quanto o bebê, precisam ser orientados por uma equipe médica. Por isso, é importante que a mulher saiba a eficácia que o leite tem para a vida do seu filho.  

Vale lembrar também que, a produção de prolactina (hormônio que estimula a produção de leite) se intensifica enquanto a mulher está descansando. Ou seja, é essencial que ela durma bem e reponha seus hormônios.

Desinformação

Realmente, as mães precisam ser orientadas sobre o aleitamento materno para que elas entendam a importância deste momento. E para que não desistam antes mesmo de tentar.

Neste sentido, alguns medos e preocupações são gerados pela falta de informação. Para tanto, a equipe médica que acompanha a mulher durante o pré-natal deve explicar para ela sobre a experiência de amamentar o seu filho.

Normalmente, surgem muita insegurança neste período. Mas isto não pode prejudicar a alimentação do bebê.

Diante das maiores dúvidas, a que mais aparece é o receio se o bebê não está sentindo fome.

Para tanto, existem alguns sinais que mostram que o bebê está sendo realmente nutrido. Como exemplo, a criança vai dormir mais tranquila, além de ganhar mais peso.

Também, existe muita desinformação relacionada ao valor nutricional que o leite possui. Por exemplo, dizer que o leite materno é fraco e não é capaz de atender as necessidades do bebê, é uma grande mentira. Devido a essa incerteza, muitas mulheres escolhem dar aos seus filhos outros alimentos artificiais sem haver necessidade.

Amamentar gera insegurança?

É muito comum que a mulher sinta insegurança quando começa a amamentar. Além disso, pode ser que ela tenha medo de não ter a quantidade de leite suficiente para o seu filho.

Em outra análise, se a mulher já é mãe, este processo pode ser mais tranquilo. Porém, isto não quer dizer que ela esteja livre de ter algum problema relacionado à amamentação.

Dessa forma, é importante que a mulher confie no seu corpo e na capacidade que ele possui de alimentar um bebê.

Por fim, é normal sentir dificuldades ao amamentar. Porque a mulher acabou de gerar uma criança e ainda precisa passar pelo resguardo.

Por isso, é importante que a mulher receba apoio e incentivo de todos que estejam ao seu redor. Assim, ela poderá viver o tempo da amamentação e aproveitar todos as experiências com o seu bebê.

WhatsApp chat