Saúde do homem: Prevenção é essencial

A saúde do homem é tema importante e precisa de atenção.

A busca por um corpo mais saudável está entre os desejos principais na vida das pessoas. Pois, para ter saúde, é preciso fazer escolhas importantes ao longo de toda nossa vida.

Porém, os homens se cuidam bem menos em relação às mulheres e não realizam consultas médicas, mesmo quando é recomendado. Ou seja, o hábito de não se cuidar é muito comum entre os homens e, mesmo servindo de alarme, eles ainda deixam de cuidar de sua saúde.

Além disso, muitos homens acreditam que ir ao médico, realizar consultas e se cuidar “não é coisa de homem”. Logo, isso dificulta ainda mais o acesso aos hospitais e as consultas básicas.

Porque dar atenção para a saúde do homem?

Antes de tudo, vale lembrar que a mulher vive muito mais do que o homem e, junto a isso, é menos atingida por doenças ao longo de sua vida. Além disso, as mulheres aprendem desde a infância a serem mais atenciosas com seu corpo e sua saúde.

Entretanto, com os homens isso quase nunca acontecem. Logo, quando um menino se torna homem, é bem provável que ele passe longos anos de sua vida sem ir ao médico. A não ser que ele fique doente ou sofra algum acidente. Isso mesmo, os homens são muito mais imprudentes do que as mulheres e não têm tanto medo de se machucar. Junto a isso, as doenças sexualmente transmissíveis também atingem mais aos homens do que as mulheres.

Por isso, é muito importante conscientizar o sexo masculino para a importância de cuidar de sua saúde.

Corpo saudável e resistência em se cuidar

Durante longos anos o homem viveu sob uma cultura em que o colocava como um ser inabalável, que não poderia se mostrar vulnerável. Atualmente esse ensinamento permanece em muitos lugares, apesar de estar sendo quebrado. Anteriormente, ir ao médico era uma situação que fazia com que o homem fosse visto como frágil. A prova disso, é que muitos homens só procuram um médico quando não estão aguentando mais. A ida ao médico também pode ocorrer devido a muita insistência de sua família. Mas isso quase nunca acontece por vontade própria.

Quais os cuidados com a saúde do homem? 

Estar com a saúde em dia é sinônimo de qualidade de vida, bem-estar e disposição para aproveitar os bons momentos. Para que isso aconteça, não é preciso afazer mudanças muito radicais, já que hábitos simples, ao longo da vida, proporcionam qualidade de vida para os homes.

Para facilitar este processo de mudanças, vamos apresentar alguns cuidados importantes para a saúde masculina.

Alimentação saudável

Parece besteira, mas uma boa alimentação está diretamente ligado à mais disposição, mais concentração e de um sistema imunológico forte. Ou seja, aquilo que comemos tem forte influência em nossa saúde. Portanto, homens, não deixem de se alimentar bem.

Prática de exercícios

Sim, a prática de exercícios faz bem em todos os âmbitos da vida. Estar com o corpo em forma, ter mais disposição para realizar tarefas do dia a dia é essencial. E isso só se faz possível, quando você exercita seu corpo e começa a produzir hormônios importantíssimos para o seu bem-estar. Como a dopamina, serotonina, endorfina.

Além disso, a prática de exercícios te tira da sua zona de conforto e do sedentarismo funcional. Isso mesmo! O sedentarismo é, talvez, um fator decisivo para o desenvolvimento de inúmeras doenças crônicas não transmissíveis. Por exemplo, o diabetes tipo 2 e a obesidade. Sendo assim, não deixe de exercitar seu corpo e se houver algo que impeça que você faça exercícios físicos procure um médico especialista e se oriente.

Atenção aos cuidados médicos

Para sua saúde ficar completa, você deve ser acompanhado por um profissional da saúde especializado. Isso porque, ao se falar da saúde do homem, é possível perceber que muitos só procuram algum médico quando a situação está muito ruim. Então, agir pela prevenção é a melhor decisão a ser tomada. E sabe porque? Porque muitas doenças acontecem de forma silenciosa e quando há o diagnóstico, a doença já está avançada.

Logo, ter um plano de saúde se torna a melhor decisão. Tanto para o aumento dos cuidados com seu corpo, sua mente, quanto para uma avaliação precisa de como está sua saúde física.

Aqui na Simetria, contamos com os melhores planos de saúde de acordo com sua necessidade e que cabem no seu bolso. Nossos corretores estão disponíveis para te atender. Faça uma cotação gratuita agora mesmo! 

 

 

WhatsApp chat