Colesterol alto em crianças: estenda tudo sobre essa doença

Não se engane, as crianças também podem ter colesterol alto! Vem entender melhor!

Antes de tudo, é importante dizer que nosso corpo precisa do colesterol. Ele é responsável pela produção de hormônios e está presente em nosso cérebro, nos músculos e pele.

Então, porque será que o colesterol passou a ser ruim para a nossa saúde?

Primeiro, vale lembrar que existem 2 tipos de colesterol, o bom e o mau. Isso mesmo!

O mau colesterol (LDL) tem a função de levar o colesterol até o seu sangue. Porém, quando seu nível aumenta no sangue e é levado para suas veias, isso pode ser muito ruim. Porque uma barreira de gordura é formada e impede que o sangue passe pelas suas veias. O que pode causar graves doenças e levar a morte, por exemplo.

Já o “bom colesterol” auxilia na prevenção de doenças cardíacas porque ele ajudar a recolher o excesso do mau colesterol que fica nas artérias.

Mas e as crianças? Como elas desenvolvem o colesterol alto?

Criança indo ao médico

Imaginamos que as crianças são muito mais saudáveis do que as pessoas com uma maior idade, não é mesmo? Porém, isso não é uma regra!

Saiba, que com as mudanças dos nossos hábitos e estilo de vida fomos deixando de lado a nossa alimentação. Com isso, estamos mudando o tempo todo o que comemos, seja pela correria do dia a dia, falta de tempo de cozinhar, preguiça. Dessa forma, é muito mais fácil comprar um alimento vendido em pacotes e que são, na maioria das vezes, mais gostosos do que arroz e feijão.

Já ouviu alguém falar que possui um paladar de criança? Pois bem, é justamente por isso que precisamos ficar atentos. Pois o paladar de criança, atualmente não tem sido o mais saudável. Porque os pequenos não gostam de comer legumes, verduras e preferem trocar por fast food e comidas muito gordurosas. Como exemplo, batata frita, biscoitos recheados. Tudo isso prejudica a saúde das crianças e as consequências podem ser vistas muito rapidamente.

Outros efeitos do colesterol alto em crianças

Uma alimentação equilibrada te deixa muito mais disposto e animado para fazer as suas atividades. Porém, quando você consome alimentos processados, cheio de conservantes, por um longo período de tempo, o seu organismo não funciona bem.

Com as crianças acontece da mesma forma. Além disso, elas ficam cada vez mais indispostas e menos ativas, preguiçosas. Não gostam mais de brincar na rua, de jogar futebol.

Vale lembrar também, que a tecnologia atrapalha e muito a saúde dos pequenos. Normalmente as crianças preferem muito mais assistir a um vídeo na internet e jogar videogame, do que movimentar o seu corpo de outra forma, como praticar algum esporte. Elas ficariam o dia todo jogando, se os pais deixassem. E isso não tem nada de saudável, pelo contrário.

Ou seja, se alimentar mal e não fazer exercícios é o caminho para que o colesterol aumente no sangue. Porém não da para associar o colesterol apenas em pessoas obesas. Pois aquelas crianças consideradas magras demais também podem ter sua taxa de colesterol alta. Assim como as pessoas gordas, podem ser saudáveis e com uma vida muito mais ativa.

Mudar os hábitos é uma ótima opção para controlar o colesterol nas crianças

Realmente, controlar o colesterol nem sempre é uma tarefa fácil. Se ele estiver em um nível muito avançado, as chances de tratar a doença com remédios, é muito grande. E quando falamos de crianças, isso é um problema maior ainda.

Crianças não gostam de tomar remédio, não gostam de serem contrariadas de forma alguma. Por isso, é importante sempre manter o equilíbrio com a saúde dos pequenos para que não haja necessidade de um tratamento mais complicado.

Confira como pequenos gestos mudam uma realidade:

– Alimentação equilibrada: Se seu filho não gosta de comer beterraba, por exemplo, não se apavore. Tente colocar o alimento em um suco e vá adaptando da forma com o que seu filho mais gostar.

Não deixe o celular nas mãos do seu filho: Criança quando tem acesso ao telefone, por muito tempo, tem o seu humor alterado, além de ficar mais preguiçosa. Junto a esse tédio, ela fica sedentária e tende a engordar.

– Incentive a prática de atividades físicas: Para os pais e cuidadores de crianças: Seus filhos precisam movimentar o corpo para serem mais proativos. Leve eles para jogar bola, fazer natação e os tire da frente de telas e da internet. Não os deixem sedentários e doentes, logo na infância.

– Consultas regulares com médicos: É sempre importante levar seus filhos ao médico. Pois, muitas vezes elas vão estar doentes e nem sempre vai ser fácil detectar o problema. Principalmente se tratando de colesterol alto. Muitas vezes a doença acontece de forma silenciosa, mesmo se a criança não for obesa.

Contrate um plano de saúde para seu filho: Sim, isso mesmo! Cuidar da saúde precisa ser prioridade. E como você viu acima, os pequenos também podem ficar doentes de forma grave. Por isso, o plano de saúde permite que seu filho faça exames e mantenha a sua saúde em dia. Faça uma cotação conosco e conheça os mais variados planos de saúde do mercado.

Leia mais e nosso blog:

Alimentação saudável e seus benefícios 

WhatsApp chat