Como funciona o plano de saúde para empresas?

O plano de saúde coletivo é aquele contratado por uma empresa, conselho, sindicato ou associação junto à operadora de planos de saúde para oferecer assistência médica e/ou odontológica às pessoas vinculadas a essa empresa e aos dependentes dessas pessoas.

Cuidar da saúde dos seus funcionários há muito tempo deixou de ser apenas um benefício, e hoje é algo essencial para qualquer empresa que queira ter colaboradores mais engajados com a sua missão.

Nesse artigo você vai entender todos os detalhes do plano de saúde empresarial e como saber qual é o mais indicado para a sua empresa.

Como funciona o plano de saúde empresarial?

Os planos de saúde empresariais são contratados por pessoas jurídicas, ou seja, empresas que tem a intenção de oferecer a seus colaboradores acesso a serviços de saúde com uma qualidade superior ao oferecido na saúde pública.

Além disso, os preços de planos de saúde empresariais são mais baixos. Isso porque o plano envolve um número grande de pessoas, o que faz  com que as taxas de adesão e mensalidades fiquem abaixo das praticadas no mercado para os planos de saúde familiares.

As coberturas do plano de saúde empresarial podem variar de um plano para outro, mas algumas são mais comuns em grande parte dos planos disponíveis no mercado, entre elas:

  • Partos;
  • Exames;
  • Consultas;
  • Tratamentos terapêutico.

Todos os planos de saúde devem seguir as normas descritas pela Agência Nacional de Saúde Suplementar – ANS, que é um órgão destinado à regulação, à normatização, ao controle e à fiscalização das atividades relativas à assistência privada à saúde.

É consenso que os planos de saúde promovem benefícios a muitas pessoas, pois, ter um plano de saúde, especialmente, o empresarial, oferece proteção aos funcionários e aos seus dependentes diretos.

Vale acrescentar que o plano de saúde empresarial atinge e beneficia funcionários aposentados, sócios e outros colaboradores que tenham esse direto.

Além disso, o plano de saúde empresarial não atinge apenas funcionários, especialistas, diretores ou sócios de empresas. Levando em conta o contrato feito com prestadora, ele vai favorecer e ajudar menores aprendizes, funcionários temporários e estagiários.

Em relação à cobrança, ela pode ser feita diretamente por meio da coparticipação.

A coparticipação é uma maneira  de a empresa assumir com  certa parte do valor e os funcionários com outra em todos os procedimentos, seja consultas, exames internação, dentre outros.

O que é taxa de adesão no plano de saúde?

A taxa de adesão de um plano de saúde funciona da mesma forma que o pagamento de uma matrícula em uma escola ou academia.

Esse valor, que é cobrado assim que o plano de saúde é contratado, serve para cobrir despesas referentes ao ingresso do novo cliente no respectivo plano.

Essas despesas podem envolver desde questões mais burocráticas como a formulação de contratos, até a corretagem paga ao profissional responsável pela negociação.

Por isso, apesar de ser comum e totalmente dentro da lei, a cobrança da taxa de adesão só pode ser feita uma única vez, assim que o plano de saúde é contratado.

Como funciona a carência do plano de saúde empresarial?

Apesar de não ser uma regra, muitos planos de saúde empresariais possuem prazos de carência que precisam ser observados antes de sua contratação.

A carência de um plano de saúde é o período em que o cliente, mesmo depois de já ter assinado o contrato com a operadora e iniciado os pagamentos, não pode utilizar os serviços contratados.

É fundamental que o cliente tenha conhecimento sobre todos os prazos de carência que envolvem seu contrato, para que possa se programar enquanto a carência ainda está em vigência.

O período de carência pode variar de uma operadora para a outra, assim como em relação a quantidade de vidas presentes no contrato do plano de saúde empresarial.

Ainda assim, a ANS (Agência Nacional de Saúde) prevê alguns prazos máximos de carência, como:

  • Urgências e emergências: 24 horas;
  • Exames e consultas de rotina: 30 dias;
  • Partos: 300 dias;
  • Doenças e lesões pré-existentes: 2 anos.

Esses prazos podem variar de um plano para outro, então o ideal é analisar muito bem as opções disponíveis para encontrar a mais adequada as necessidades da sua empresa.

O que é convênio com Coparticipação?

O convênio com coparticipação pode ser uma modalidade muito interessante para muitas pessoas, principalmente aquelas que não utilizam os serviços de um plano de saúde, como sua rede credenciada, com frequência.

Isso porque nesse tipo de plano de saúde, o segurado faz o pagamento apenas das consultas e exames que realizar conforme suas necessidades.

Nesse tipo de convênio médico, a operadora define o valor de cada consulta ou exame em uma tabela oficial, e determina o percentual cobrado nos planos de coparticipação.

Por exemplo, se a operadora definiu que uma consulta custa R$ 100,00 com pagamento de 20% na coparticipação, o segurado então pagará apenas R$ 20,00 por consulta.

Com isso, as mensalidades são consideravelmente menores do que nos planos convencionais.

No entanto, pessoas que utilizam a rede credenciada com mais frequência, como crianças e idosos, podem acabar pagando mais caro em um plano de coparticipação do que nos moldes convencionais.

Quais são os melhores planos de saúde empresariais?

Para escolher o melhor plano de saúde é preciso fazer uma boa pesquisa antes de assinar um contrato.

Mas existem algumas operadoras conhecidas em todo o país pela qualidade dos seus planos para empresas.

Veja abaixo os principais planos de saúde empresariais:

Cuidar da saúde de seus funcionários pode trazer inúmeros benefícios para a sua empresa, mas a valorização e reconhecimento de seu trabalho os mantém muito mais motivados para contribuir ainda mais para o sucesso do seu negócio.

A Simetria atua em parceria com as principais operadoras do Brasil, e nossa equipe está pronta para te ajudar a encontrar o plano de saúde empresarial ideal para garantir a saúde e motivação dos seus colaboradores.

Fale agora mesmo com nossa Central de Atendimento e descubra como podemos encontrar o melhor plano de saúde empresarial para você.

Benefícios do plano de saúde empresarial

A tendência atual é que cada vez mais os empresários se preocuparem com a saúde de seus colaboradores.

Essa atitude traz benefícios aos dois lados.

Por exemplo: se de uma lado o colaborador é favorecido com um plano de saúde oferecido pela empresa, por outro, a empresa também ganha, até com a redução de impostos. Veja só:

Funcionários mais produtivos

Quando os funcionários estão com saúde, recebem instruções para ter uma vida saudável e se conscientizam de que podem se tratar sempre que houver necessidade, ou seja, não precisam mais reclamar de algum incômodo ou outro, certamente serão mais produtivos.

Funcionários mais seguros e autoconfiantes

Se os funcionários sabem que ele e sua família estão assegurados, se o seu filho recém-nascido, por exemplo, terá acompanhamento pediátrico, será mais confiante e seguro para trabalhar, desenvolver projetos, colaborar eficazmente com a empresa.

Funcionários com menos afastamentos e rotatividade

Esses dois aspectos se configuram como processo estressante e de preocupação para a empresa.

Funcionários que não são contemplados por um plano de saúde empresarial, muitas vezes precisam se atrasar, faltar e até mesmo se afastar da empresa. A saúde no Brasil é precária, e um plano de saúde, por ter consultas marcadas, exames, mantém o funcionário na ativa por mais tempo.

Diminuição de impostos

A empresar que contrata um plano de saúde empresarial recebe também o benefício da redução de impostos e incentivos fiscais.

O plano de saúde empresarial favorece incentivos fiscais que além de trazer benefícios aos colaboradores, podem ser descontados diretamente na folha de pagamento.

Vale ressaltar que o empresário também é favorecido por ter menos impostos a pagar. Além disso, o empresário pode também receber isenção e redução de impostos, que são destinados à pessoa jurídica.

Se você gostou do artigo e quer saber mais sobre o plano de saúde empresarial e como os benefícios podem te ajudar a crescer, entre em contato com a SIMETRIA e tire todas suas dúvidas!

Resumo
Título do Artigo
Como funciona o plano de saúde para empresas?
Descrição
Entenda neste artigo como funciona o plano de saúde empresarial e saiba quais são os melhores do mercado.
Autor
Empresa
Simetria Planos de Saúde
WhatsApp chat