Novembro Azul: Saiba sobre os perigos do câncer de próstata

A cada 38 minutos um homem morre de câncer de próstata no Brasil, o próximo pode ser você!

Embora o câncer de próstata seja uma doença muito comum, muitos homens preferem não conversar sobre o assunto por medo ou desconhecimento. Nesse sentido, o câncer de próstata causa a morte de 28,6% da população masculina do país todos os anos. Além disso, a única forma de garantir a cura do câncer de próstata é o tratamento precoce.

Por isso, continue lendo e aprenda dados e informações importantes acerca desse tumor e como funciona o tratamento.

O que você encontrará nesse post:

  1. O que é o câncer de próstata
  2. Como prevenir
  3. Como funciona o tratamento

O que é o câncer de próstata

O câncer de próstata é um crescimento descontrolado de células malignas abaixo da bexiga e que também envolve a uretra, em um órgão chamado próstata, que é responsável pela produção do esperma.

Desse modo, na fase inicial esse tumor não apresenta sintomas e, quando eles começam a aparecer, pode ser fatal. Pois o tratamento em 95% dos casos é ineficaz. Assim, confira os sintomas da fase avançada:

  1. dores ósseas;
  2. dores ao urinar;
  3. vontade de urinar o tempo todo;
  4. presença de sangue na urina e/ou sêmen.

Como prevenir

Hoje, a única forma de garantir o tratamento do câncer de próstata é o diagnóstico e tratamento precoces. Dessa forma, mesmo na ausência de sintomas, realizar o exame do toque retal pode ser a diferença entre sua vida ou sua morte.

Enquanto a medicina evolui, a melhor forma de tratamento continuará sendo a prevenção!

Do mesmo modo, o tumor é considerado uma doença mais comum na terceira idade, então, a partir dos 45 anos, é obrigatório, pela sua segurança, realizar o exame diagnóstico.

Para não desenvolver essa fatalidade, você também pode fazer sua parte! Dessa maneira, entre os fatores que mais ajudam a prevenir esse tipo de câncer estão:

  1. praticar atividades físicas;
  2. ter uma alimentação saudável;
  3. evitar o consumo de bebidas alcoólicas, não fumar e
  4. por fim, manter o peso corporal adequado.

Como funciona o tratamento

Vários fatores influenciam na forma como o seu câncer será tratado. Desse modo, a indicação da melhor forma dependerá de fatores como seu estado de saúde atual, fase da doença e expectativa de vida.

Logo, a melhor intervenção sempre virá nos casos de tumores de baixa agressividade, quando são identificados cedo. Possibilitando a opção de uma vigilância ativa e um monitoramento periódico da evolução da doença, contando com as intervenções na hora certa.

Sendo assim, tem medo que os gastos com a doença sejam demais? Então, não deixe de conversar com um de nossos corretores e contratar a melhor opção de plano de saúde para você com a Simetria, para minimizar todos os seus gastos.

Antes de tudo, cuide da sua família, vida e futuro sendo responsável. Previna-se. Preocupe-se consigo mesmo e com o seu bem-estar.

 

 

 

 

 

WhatsApp chat