Plano de saúde para autônomos

Um profissional que trabalha por conta, sem vínculo empregatício e sem sociedade ou titulação com uma empresa, busca na legislação formas de assegurar os seus direitos.

Para isso, muitos empreendedores acabam abrindo uma MEI (Microempreendedor individual), através do órgão federal Portal do Empreendedor. É através dela que podem comprovar ser um autônomo e buscar por mais qualidade de vida.

Os planos de saúde para MEI são mais um benefício para o profissional que trabalha com autonomia, porém, regularizado. Além de assegurar o acesso básico em consultas, exames e cirurgias, outra vantagem é o preço reduzido do plano de saúde.

O mercado leva em conta que a renda bruta de um autônomo nem sempre é fixa, podendo variar de acordo com o desempenho mensal.

Está curioso para saber como funciona um convênio médico para quem é MEI?

Então, continue lendo o artigo para descobrir como ele funciona.

O que é o plano de saúde para autônomo?

O convênio médico destinado para esses profissionais é um plano elaborado para quem é classificado como MEI. Ou seja, também se trata de um plano de saúde empresarial, porém, voltado para quem possui faturamento de, no máximo, R$ 81 mil ao ano.

Como o convênio funciona?

Uma das principais vantagens está na redução do valor final do plano de saúde. Sendo autônomo, o profissional consegue um desconto de até 35% quando comparado a outros planos empresariais.

Além disso, além dos serviços ambulatoriais e hospitalares, existem outras facilidades especificas de planos empresarias, como rede credenciada e o acesso a exames específicos.

Nessa categoria, também existe a possibilidade de cadastrar dependentes do serviço.  Podem ser tanto familiares do autônomo, quanto o funcionário da empresa. Vale ressaltar que para ser classificado como MEI, o profissional só pode ter empregado um trabalhador. Mas, em alguns casos, quando existe uma doença pré-existentes, o plano pode não disponibilizar o acesso para procedimentos de alta complexidade.

No entanto, cada operadora trabalha e comercializa os seus convênios de uma forma específica. Por isso, se o cliente quiser saber mais sobre essa possibilidade, deve procurar uma corretora e descobrir qual plano atende as suas necessidades.

Como funciona a carência nos planos de saúde para os autônomos?

Como a grande maioria dos convênios, a carência existe.  Esse é o conhecido período de espera para que o beneficiário consiga utilizar os serviços ambulatoriais e hospitalares desde o momento em que o contrato é assinado com a operadora. No caso do autônomo, o tempo de carência não é diferente dos demais planos empresariais:

  • Urgências e emergências – 24h
  • Lesões e doenças pré-existentes – 2 anos
  • Partos – 300 dias
  • Exames e outros casos – 180 dias

Plano de saúde com CNPJ é mais barato?

A resposta é simples, contratar plano com CNPJ é mais barato sim. Autônomos com CNPJ regular, podem fazer a contratação de um plano empresarial que costuma ser normalmente mais barato que um plano individual. Essa é a saída mais econômica para quem é um microempreendedor individual, MEI, ou então pequeno empreendedor.

Segundo a Agência Nacional de Saúde (ANS), quem tem MEI pode conseguir contratar planos que custam cerca de 35% menos do que os planos de saúde individuais encontrados no mercado.

O que é necessário para contratar um plano de saúde nessas condições?

  • É preciso ter CNPJ ativo na Receita Federal;
  • Em geral, tem que ter um quantidade de pessoas especificas para contratar, sendo necessário duas ou até mesmo três pessoas para que a contratação seja permitida. Uma observação importante é que as demais vidas necessárias para a efetivação do plano podem ser funcionários da empresa ou ate mesmo membros da família.

Quando o pequeno ou microempreendedor possui todas as exigências ele já  pode então obter um plano de saúde com o CNPJ. Depois é só começar a pesquisar pelas operadoras que disponibilizam o plano que melhor lhe atende. Uma dica relevante é sempre consultar a ANS ou buscar indicação de conhecidos que já têm essa experiência.

Como funciona o plano de saúde MEI 2 vidas?

O MEI (microempreendedor individual) possibilita que você contrate um plano de saúde com as operadoras que vendem planos empresariais. Para conseguir contratar, é necessário que você tenha um CNPJ MEI, por no mínimo seis meses. Além disso, as empresas exigem um número mínimo de pessoas para contratar. Como quem é MEI só pode ter um funcionário, o comum é que se coloque mais uma pessoa como beneficiário e, se necessário, os demais como dependentes.

Para conseguir um plano de Saúde MEI é  bem simples, mas é preciso cumprir alguns requisitos, sendo eles:

  • Renda anual de no máximo R$ 81.000
  • Não seja sócio ou titular em outra empresa
  • Possuir apenas um funcionário, cujo pagamento deve ser de um salário mínimo ou o piso da categoria.
  • Seu negócio se enquadrar como MEI.

A cobertura dos procedimentos tem uma carência determinada por cada prestadora de serviço, a partir da data de ingresso do MEI. Em alguns casos, como o de doenças pré-existentes, o convênio pode suspender a cobertura de procedimentos de alta complexidade. Vale ressaltar que embora as prestadoras tenham produtos com características singulares, a regulamentação da ANS tem o intuito de conseguir as melhores condições para o MEI.

Cada operadora de planos de saúde possui regras específicas para a comercialização do plano de saúde empresarial. Por isso, é importante procurar a agência e consultar seu CNPJ, para que a operadora encontre a melhor opção de plano de saúde MEI para você.

Sugestão de plano de saúde para MEI

Existem muitas operadoras de serviços de saúde atuantes no mercado. Inclusive, a Simetria Planos de Saúde possui parceria com muitas delas.

Porém, existem algumas empresas bem cotadas no mercado, como o Bradesco Saúde que, além dos serviços de qualidade reconhecidos, oferecem reembolso.

Com mais de 20 anos no mercado, o Plano de Saúde Bradesco com MEI é o Plano de Saúde do Micro Empreendedor Individual feito pela Bradesco Seguros e Planos de Saúde, ideal para o pequeno empreendedor, visando oferecer os mesmos benefícios de saúde que uma empresa grande possui.  O Plano de Saúde Bradesco é uma operadora de seguros que abrange todo o território nacional, tendo mais de 4 milhões de assegurados e trabalha praticamente com planos voltados ao meio empresarial, sendo uma das maiores e melhores operadoras do país no seguimento.

Para adquirir um plano de saúde para MEI na Bradesco Saúde, é necessário que a empresa possua de 2 a 99 funcionários. O atendimento também é médico-hospitalar e está entre um dos melhores do Brasil.

Quem pode contratar esse tipo de convênio?

Para adquirir o plano, o profissional precisa ter uma empresa ativa por no mínimo seis meses e ter acesso ao seu CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica) MEI. Os documentos básicos para fazer um contrato de plano de saúde MEI são:

  • Inscrição no órgão competente (exemplo: Junta Comercial)
  • Registro ativo na Receita Federal
  • Carteira de identidade

Contrate o seu plano de saúde

É verdade que a realidade de um autônomo é mais instável que as de outros profissionais. Mas, com planejamento e informação é possível administrar suas finanças e investir naquilo que realmente importa: sua saúde. Porém, antes de assinar contrato com qualquer operadora, avalie bem as suas propostas e esteja dentro dos trâmites burocráticos e legais que envolvem as partes.

Uma agência qualificada pode te dar o suporte necessário.

A Simetria Planos de Saúde retira não só as suas dúvidas, como realiza a cotação para o seu perfil. Entre em contato com a nossa equipe!

Enviaremos sugestões de planos que atenda a classificação MEI assim como as tabelas de preços já atualizadas.

Solicite o orçamento pelo nosso atendimento telefônico, e-mail ou em nosso site.

WhatsApp chat