Amamentação: Importância, benefícios, tempo de duração, cuidados

Antes de tudo, a Semana Mundial do Aleitamento Materno é uma campanha a nível mundial com o objetivo de reforçar a importância da amamentação.

Neste sentido, ao se falar de amamentação o foco está na saúde do bebê. Porém, vale lembrar que a mãe também recebe vários benefícios, enquanto amamenta seu filho.

O ouro valioso encontrado no leite materno

O ouro valioso encontrado no leite materno

 

A princípio, o ato de amamentar aumenta o vínculo entre mãe e o bebê. Assim, a amamentação pode fornecer para a criança uma ligação muito forte entre ela e sua mãe. Logo, para o bebê é muito agradável estar perto da sua mãe e poder trocar energias com ela.

Dessa forma, os benefícios para a mãe que consegue amamentar e para a criança que mama em seu seio, são os melhores. Pois a criança, vai receber, logo no início, alguns estímulos que são essenciais para o seu desenvolvimento.

Nesta perspectiva, muitas mulheres se preocupam em saber se irão conseguir amamentar seus filhos e se vão produzir leite suficiente para nutrir seus bebês.

Porém, saiba que a quantidade de leite produzida vai ser demandada pelo próprio bebê. Assim, quando o bebê sugar a mama o leite será produzido.

Então, o ideal é manter a calma em relação a este momento e deixar que o bebê faça o exercício da pegada do seio. Logo o leite será estimulado e o corpo da mãe conseguirá produzi-lo.

Benefícios da amamentação

Normalmente, a mulher tem alguns receios relacionados à amamentação. Como exemplo, a mãe pode sentir dor ao amamentar. Além disso, o bebê pode não estar abrindo a boca o suficiente para fazer a pegada correta, o que pode dificultar a saída do leite.

Assim, tanto a mãe quanto o bebê precisam estar confortáveis durante o período do aleitamento.

Tanto pela mãe que precisa estar segura, quanto pelo bebê que irá receber os nutrientes ideais para seu crescimento através da amamentação.

Então, esses detalhes precisam ser percebidos, para que a mãe e o bebê possam viver um momento agradável e sem incômodos.

Importância do leite para o bebê

O leite materno tem várias funções para o bebê. Sua importância se iguala a eficácia de uma série de vacinas. Através da amamentação, o bebê fica nutrido e seu sistema imunológico se fortalece; isso logo nos primeiros meses de vida.

Vale lembrar, que a mãe fornece anticorpos para o seu filho, através do seu leite. Assim, o bebê se protege de inúmeras doenças e infecções.

Então, a alimentação da mãe está diretamente ligada à qualidade do seu leite. Por isso, é muito importante que você não deixe de comer nenhum alimento que seja essencial para a sua saúde.

Tempo ideal para amamentar

Normalmente, para a mãe que pode amamentar  é recomendado que o aleitamento aconteça até os 6 meses de vida do bebê. Por isso, a amamentação neste período será exclusiva, ou seja o bebê só vai se alimentar do leite da mãe.

Para o bebê que quer continuar mamando e a mãe que pode também continuar, esse período pode ir até os 2 anos de idade.

Atualmente, alguns estudos mostram que a criança que mamou ao seio por, pelo menos, 4 meses possui mais resistência a algumas doenças.

Importância da amamentação para a mãe

A amamentação traz benefícios físicos para a mulher que podem ser percebidos a curto, médio e longo prazo. Isso porque, quando a mulher amamenta ela libera alguns hormônios, junto com o hormônio do leite.

Como exemplo, ela também libera a ocitocina na hora da amamentação. Esse hormônio faz com que o útero se recupere mais rápido do parto e ela vai perder menos sangue após o parto.

Saiba que o ato de amamentar faz com a mulher consiga se recuperar melhor e preparar o seu corpo, caso ela deseje engravidar novamente. Com isso, seu preparo físico acontecerá mais rápido e seu corpo estará mais disposto e saudável.

Portanto, você pode aprender a maneira certa para amamentar o seu filho, antes mesmo dele nascer. Existem médicos pediatras que auxiliam a mãe sobre como deve ser a pega correta na hora da amamentação e como o bebê deve estar posicionado.

Assim, saiba que com um plano de saúde você e seu bebê podem receber a melhor assistência possível, além de receberem auxilio para que sua recuperação seja a melhor possível.

Fortalecimento de vínculo entre mãe e bebê

De fato, os bebês iniciam a sua fase oral logo quando nascem e a amamentação faz parte desse momento. Por isso, eles precisam mamar e realizar a sucção do leite da mãe  para que ele se desenvolva. Além disso, esse contato com a pele da mãe é relaxante para o bebê e o deixa mais calmo.

Dessa forma, não fique ansiosa se a produção do leite  vai ser suficiente para seu filho. O que estimula a produção de leite é a própria sucção do bebê. Então, a quantidade de leite será de acordo com a demanda dele.

Por fim, saiba que além de amamentar e nutrir o seu filho, o aleitamento materno faz com que ele cresça mais forte e saudável. É um momento que deve ser agradável tanto para a mãe quanto para o bebê.

Leia também

Plano de saúde para grávida

Plano de saúde para criança ou recém-nascido

WhatsApp chat